Crimes financeiros

Fonte: Revista IstoÉ Dinheiro

As instituições financeiras de todo mundo receberam mais de US$ 14,1 bilhões em multas em 2020 por descumprirem obrigações contra crimes financeiros, incluindo lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, segundo pesquisa da consultoria Oliver Wyman, comandada no Brasil pela executiva Ana Carla Abrão.

Para reverter esse quadro, 58% vão investir em inteligência artificial e automação para reduzir a burocracia e deixar as suas equipes mais comprometidas com as responsabilidades regulatórias anticrimes.

Depois do investimento em tecnologia, a segunda prioridade para 30% é reforçar o treinamento das equipes. Participaram do levantamento global 349 diretores de compliance e gerentes de bancos, fintechs, casas de câmbio e seguradoras atuantes em cinco continentes. “É necessário evoluir também os aspectos humano e de processos, por exemplo, através de capacitação, incentivos, e aprimoramento de apetite ao risco”, disse Ana Carla.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS