Principais seguradoras se juntam ao príncipe Charles para enfrentar mudanças climáticas

Força tarefa quer desbloquear os mais de US$ 30 trilhões em ativos sob gestão, direcionando cada vez mais o capital para investimentos que gerem resultados positivos para o clima em países desenvolvidos e em desenvolvimento

O Príncipe de Gales (Charles, filho mais velho da rainha Elizabeth II do Reino Unido) lançou a força tarefa “Seguros da Iniciativa de Mercados Sustentáveis ​​(SMI)” durante visita ao Lloyd’s, o mercado de seguro e resseguro líder mundial. A SMI Insurance Task Force, convocada por HRH (Her Royal Highness) e presidida pelo Lloyd’s, é composta por executivos das maiores seguradoras e resseguradoras do mundo. O objetivo é proporcionar uma plataforma influente para o setor avançar coletivamente no progresso mundial em direção a uma resiliência, com carbono zero.

Com uma visão única da crise climática, ao longo de suas muitas décadas de apoio a comunidades, empresas e economias em face de eventos climáticos cada vez mais severos e frequentes, a indústria global de seguros tem um papel crítico a desempenhar. Além de mitigar e gerenciar o impacto desses desastres, o setor continua a fornecer suporte financeiro a vários setores para construir uma maior resiliência climática, apoiando o aumento da escala e da velocidade da transição.

A SMI Insurance Task Force publicou no dia 24 de junho sua declaração de intenções, comprometendo-se a fornecer financiamento positivo para o clima e soluções de gerenciamento de risco para apoiar e encorajar indivíduos e empresas em todo o mundo a acelerar sua transição para um futuro sustentável.

Durante a visita de HRH, o Lloyd’s Lutine Bell tocou duas vezes para marcar o novo e significativo compromisso global da indústria de seguros para impulsionar ações positivas para o clima em ritmo, por meio de uma série de iniciativas importantes. Para clientes empresariais e individuais, essas ações incluem a adaptação e expansão da cobertura para projetos eólicos offshore em resposta ao rápido crescimento e novas tecnologias, juntamente com a implementação de cláusulas de sinistros “reconstruir melhor” nas apólices de seguro residencial para encorajar os clientes a reconstruir de forma sustentável.

A SMI Insurance Task Force também trabalhará com os governos para estabelecer uma estrutura público-privada de resiliência, resposta e recuperação a desastres, que ajudará a proteger as nações em desenvolvimento dos impactos econômicos e sociais em evolução das mudanças climáticas.

Para apoiar o rápido crescimento de projetos verdes e inovação, a SMI Insurance Task Force desenvolverá uma estrutura para ajudar a desbloquear os mais de US$ 30 trilhões em ativos sob gestão, direcionando cada vez mais o capital para investimentos que gerem resultados positivos para o clima em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, disse: “A indústria de seguros está excepcionalmente bem posicionada para compreender o impacto da mudança climática e os danos que ela pode causar a todos nós se não agirmos agora. É por isso que estou tão satisfeito que um grande número das seguradoras líderes mundiais se uniram para identificar como a indústria de seguros pode ajudar a colocar a Natureza, as Pessoas e o Planeta no centro de toda a nossa economia. ”

O presidente do Lloyd’s, Bruce Carnegie-Brown, acrescentou: “À medida que o mundo começa a se recuperar de uma pandemia que causou desafios financeiros e sociais significativos e de longo alcance, ele o faz com a oportunidade de reconstruir com a sustentabilidade como base e princípio orientador. Embora a mudança climática represente um risco sistêmico sem precedentes, é aquele que – por meio de parcerias e ações aceleradas – temos os meios para lidar com isso. Como uma força-tarefa, estamos assumindo o compromisso firme de ser um catalisador de ações para ajudar a criar um futuro mais sustentável por meio dos riscos que administramos e do capital que investimos ”.

Grupos que fazem parte da força tarefa:

  • AIG: Peter Zaffino, presidente e CEO
  • Allianz: Oliver Bäte, CEO
  • Amwins: Scott Purviance, CEO
  • Aon: Greg Case, CEO
  • Axa: Sean McGovern, CEO AXA XL
  • Beazley: Adrian Cox, CEO
  • Direct Line Group: Penny James, CEO
  • Hiscox: Bronek Masojada, CEO
  • Howden Group: David Howden, CEO
  • Legal & General: Nigel Wilson, CEO
  • Lloyd’s of London: John Neal, CEO
  • Marsh McLennan: Dan Glaser, presidente e CEO
  • Munique Re: Joachim Wenning, CEO
  • Phoenix: Andy Briggs, CEO
  • Tokio Marine Kiln: Brad Irick, CEO

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS