CNP prepara abertura de capital da Caixa Seguros

Cada dia que passa a indústria de seguros fica mais interessante. A boa notícia na semana de Carnaval é que mais uma seguradora se prepara para abrir capital. Segundo agências internacionais, a francesa CNP Assurances, controladora da Caixa Seguros no Brasil e uma das maiores companhias de seguro de vida da França, está em discussões com a Caixa Econômica Federal, acionista da seguradora local, para fazer um IPO.

Os recursos captados serão investidos na expansão do grupo na América Latina, segundo informou o diretor financeiro do grupo, Antoine Lissowski, à agência de notícias. A CNP entrou no Brasil em 2001, ao adquirir 51% da Caixa Seguros, por US$ 538 milhões. Desde então a empresa vem crescendo de forma consistente nas quatro operações: seguros gerais, vida e previdência, capitalização e consórcios. Recentemente, a Caixa ingressou em seguro-saúde e odontológico em parceira com a Tempo, já listada na bolsa.

Se o IPO se concretizar, a companhia irá engordar a lista de empresas de seguros na bolsa, que apenas começa no Brasil. Hoje temos Porto Seguro, SulAmérica, Brasil Insurance e Qualicorp, além da Tempo. A Marítima, que suspendeu o IPO em razão da crise financeira de 2008, associou-se ao grupo Sompo Japan, e não pretende mais abrir capital, segundo informou Francisco Caiuby Vidigal Filho, vice-presidente da companhia. As maiores seguradoras do mundo são negociadas em bolsa.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS