A pandemia trouxe outro significado para a vida das pessoas. Em todos os sentidos. Um deles abrange o seguro de vida, que passou a ser relevante na lista de prioridades das famílias e empresas diante da incerteza do amanhã. Pais de família querem deixar seus entes protegidos. Indivíduos descobriram o seguro de doenças graves que oferece capital para ser usado no que for preciso em caso de diagnósticos indesejáveis. Executivos buscam no seguro de vida uma forma de dar prosseguimento a um negócio, mesmo com a perda de um dos sócios.
Tais preocupações explicam o aumento da venda de seguros de vida para R$ 43 bilhões em 2020, alta de 4,9%, mesmo com a queda de renda da população e aumento das demissões, o que reduziu significativamente o volume de seguro de vida empresarial, maior fatia no volume total das vendas do setor. No entanto, com o aumento da percepção de morte potencializada com a pandemia, que se aproximava de 400 mil mortes no mês de abril, a estimativa do setor é de maior procura pelo produto em 2021.
Para apoiar as seguradoras, o grupo Samplemed investiu em tecnologia e em pessoas. Fez 70 contratações durante a pandemia, sendo boa parte subscritores, enfermeiros e profissionais especialistas em ciência de dados. Hoje são 120 na equipe. Entre eles, Mário Jorge Pereira, contratado em fevereiro deste ano como diretor comercial e de marketing da Samplemed. Há 40 anos no mercado, atuou nas áreas técnica, de sinistro e comercial de seguradoras como Itaú, Sompo e Allianz.
“Nosso foco é auxiliar que o seguro de vida abranja uma parte maior da sociedade. Um dos meus principais objetivos é entender as necessidades dos clientes e através de ações integradas, buscar assertividade na qualidade das entregas. Para isso, temos um ecossistema de soluções para subscrição de risco que traz mais agilidade e assertividade para as seguradoras e resseguradoras impulsionarem as vendas”, diz ele ao blog Sonho Seguro.
“Nossa plataforma está preparada para subscrever desde os seguros mais básicos até os mais complexos”, afirma. O primeiro produto é o preditivo, desenhado para atender seguros massificados, bancasurance e canais digitais com capital segurado mais baixo. Apenas com o CPF e dados básicos, a plataforma indica para a seguradora se o risco é baixo, médio ou alto, deixando a critério da companhia aceitar automaticamente ou não.
O produto seguinte é a subscrição automática. Nela, a Samplemed cria questionários digitais de acordo com as regras estabelecidas pelas seguradoras. É possível ter quase 4 mil perguntas e sub perguntas para se aprofundar no risco. Se um cliente responde que tem diabetes, por exemplo, em vez de negar o seguro, a subscrição vai avaliar o risco com indagações como quais medicamentos são usados, se pratica esporte, se segue uma dieta adequada, e assim precificar o seguro de forma mais adequada. O mesmo com fumantes e outras doenças. Dependendo das respostas, a seguradora aceita, nega ou agrava ou preço do seguro. “A decisão final das regras de aceitação é da seguradora, mas temos experiência para auxiliá-las na construção dos questionários e, principalmente, na jornada da experiência do cliente”, explica o executivo.
O terceiro produto é a tele subscrição. Para um grupo de clientes, geralmente com capital mais elevado, por exemplo, a entrevista é feita por um especialista. O cliente recebe um link para fazer agendamento para a tele entrevista no horário mais conveniente. Passada esta etapa, entra o quarto produto, a vídeo subscrição. É praticamente o mesmo da tele, só que em vídeo, e geralmente é usado para capitais mais elevados e riscos mais complexos. “Com o vídeo garantimos maior segurança para a seguradora ao usar o face match, onde o cliente apresenta o documento na tela e utilizamos inteligência artificial para garantir uma maior segurança.
E, por fim, caso a seguradora ache conveniente para ambas as partes a realização de exames médicos para aceitar riscos mais elevados de seguro de vida, comprovando assim o estado clínico do cliente, a Samplemed agenda um horário para que uma pessoa vá até o local indicado pelo cliente. “Temos cerca de 700 prestadores credenciados para este serviço”, informa.
Todo o investimento já mostra resultados, com clientes satisfeitos. O IRB Brasil RE, maior ressegurador do Brasil, tem uma parceria desde 2012 com a Samplemed para oferecer o serviço de tele subscrição aos seus clientes. “Esse serviço vem sendo muito importante dentro da nossa estratégia de oferecer sempre os melhores produtos e serviços aos nossos clientes, além de contribuir para a modernização do mercado de seguros de vida como um todo. Você elimina papel e o segurado tem uma percepção muito melhor de atendimento por parte da seguradora, e ainda contribui para uma melhor análise do risco, buscando informações mais precisas e detalhadas”, afirma Alessandra Monteiro, diretora de Subscrição de Vida e Longevidade do IRB.
A Samplemed, que atua neste segmento de tele subscrição há mais de 30 anos, realizou mais de 350 mil subscrições médicas para atender seguradoras e resseguradoras que tem na lista de clientes. “As subscrições feitas por nós para nossas parceiras ultrapassaram R$ 201 bilhões em capital segurado”, destaca o executivo. A pandemia acelerou o uso de tecnologia das seguradoras, o que beneficiou a Samplemed. “As seguradoras aceleraram a experiência digital e investem para que o cliente tenha a melhor experiência possível na contratação do seguro de vida”.
Segundo o diretor comercial, a plataforma de atendimento está integrada aos legados das seguradoras. “Temos um sistema integrador e de APIs para que os dados cheguem de forma organizada. Colocamos os exames médicos em uma forma padronizada para que o subscritor da seguradora analise de forma simples, prática e ágil”, diz. A segurança digital dos dados é outro ponto prioritário. “Estamos 100% aderentes não só às regras como LGPD no Brasil, como também às regras americanas e europeias. Para vencer a concorrência da Mapfre RE, na qual 40 empresas disputaram conosco, nos adaptamos às regras de outros países e demonstramos a nossa capacidade de criação, flexibilidade e tecnologia de ponta”.
Para 2021, a expectativa do grupo é crescer ainda mais, impulsionada por um portfolio mais completo de produtos da nossa plataforma, que permite aumentar os serviços prestados aos atuais clientes e conquistar novos, começando no preditivo e terminando com o vídeo subscrição. O grupo também se prepara para estrear no segmento de saúde, com grande potencial para a tele subscrição e questionários digitais para ajudar no processo de preenchimento da declaração pessoal de saúde; e ampliar a internacionalização iniciada nos últimos dois anos e que hoje já atinge cinco países, além do Brasil.
”Temos a ambição de ampliar a oferta das nossas soluções de subscrição às seguradoras no exterior.. Olhamos até mesmo entrar no mercado asiático, uma vez que a pandemia abriu muitas possibilidades com o tele trabalho. Nosso sistema já está preparado para espanhol, italiano, francês, inglês e português. A adaptação não é só da língua estrangeira, mas sim de aspectos culturais, caso necessário”, finaliza Pereira, para quem o potencial de crescimento do seguro de vida é certo em todo o mundo diante das perspectivas de novas pandemias.