Brasilprev investe em monitoramento e personalização de regras para se adequar à LGPD

Com mais de dois milhões de clientes, companhia estudou o tema por seis meses e envolveu o treinamento de todos os colaboradores sobre o tema

A Brasilprev, empresa especialista e líder de mercado em previdência privada, já estava preparada previamente para atender às disposições da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a vigorar em agosto de 2020. Com mais de dois milhões de clientes, a companhia estudou o tema durante seis meses com o apoio de uma consultoria, e focou seu trabalho em desenvolver processos de monitoramento e personalização de regras. Um dos resultados é o lançamento do seu novo site já com todas as ferramentas em prol da gestão da LGPD.

“O primeiro passo foi um mapeamento completo da utilização e armazenamento das informações dos nossos clientes. Nossa equipe e a consultoria se reuniram com todas as áreas para entender o tratamento de dados, um tema que já era trabalhado nas rotinas, o que facilitou o processo de adequação”, afirma Rogério Lelis, diretor de Gestão de Riscos e Data Protection Officer (DPO) da Brasilprev.

Com um planejamento estipulado para ocorrer em agosto do ano passado, a Brasilprev buscou criar um ambiente que garantisse a segurança dos dados dos clientes. Durante seis meses, a companhia se comunicou com todos os seus fornecedores, realizou workshops com os times e incluiu novas cláusulas contratuais, criou uma caixa de e-mail de Privacidade e atualizou os seus canais de atendimento.

Entre as medidas de proteção adotadas se destacam a elaboração de questões como a metodologia para a matriz de incidentes, fluxo para cenários de crise e respostas para incidentes de segurança da informação, além da estruturação do modelo de reporte DPO. O trabalho envolveu ainda o treinamento de 642 funcionários diretos, mais de 500 terceirizados e o envio de comunicação informativa aos fornecedores.

“Nós nos aprofundamos na conscientização interna sobre a utilização dos dados. Hoje qualquer um dos nossos clientes que queira saber sobre como essas informações são tratadas será atendido por nossas equipes que estão prontas para seguir com a conformidade da Lei de forma clara e simples”, afirma Luciana Ornelas, gestora da equipe da Brasilprev responsável pelo desenvolvimento do projeto de Adequação à LGPD.

O novo site da Brasilprev, que acaba de ser lançado em janeiro, já tem o resultado dos esforços da companhia para se adequar à nova lei e conta com todas as ferramentas em prol da gestão da LGPD pelo cliente. Todos os avisos de privacidade já estão no portal e na área logada e o cliente pode solicitar um relatório de transparência do uso de seus dados.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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