Fonte: Inter Seguros
Enquanto as vendas gerais de seguros patinaram em 2020, impactadas pela pandemia e a ausência de balcão para realizar operações físicas, o Inter viu sua vertical dedicada ao setor crescer 472%, em comparação a 2019, e atingir a marca de 265 mil vendas. Aliada ao crescimento, a Inter Seguros incorporou novos produtos em seu portfólio e hoje tem a plataforma de proteção mais completa do Brasil, com 16 opções digitais – de seguro para pet à compra de imóvel, até os tradicionais residencial, auto e vida.
“O mercado de seguros no Brasil é mais um setor que reluta em acordar para a transformação digital e a necessidade de oferecer o que realmente interessa aos clientes”, afirma Paulo Padilha, CEO da Inter Seguros. “Enquanto muitas iniciativas digitais ainda focam em um ou dois produtos tradicionais, e os grandes bancos insistem em empurrar aquilo que o cliente não precisa, o Inter apostou numa plataforma única de oferta de produtos de seguridade”, completa.
A contratação de seguros no Inter é totalmente digital e sem intermediários, feitas pelo aplicativo, com poucos cliques o cliente escolhe a opção que faz mais sentido para seu momento de vida. A oferta customizada de produtos é feita por meio de algoritmos que entendem cada perfil de cliente, com uso de inteligência artificial, sem a presença de um gerente para empurrar produtos indesejados.
Enquanto as insurtechs (startups que aliam tecnologia e seguros) atuam com margens apertadas, ou até mesmo negativas, a Inter Seguros é a vertical de negócio com maior margem do Inter, com 89,2% de EBITDA, em valores absolutos o resultado é de R$ 34,2 milhões em 2020. “O desempenho foi acima do esperado, quando nem se sabia sobre os impactos da pandemia, fruto de uma oferta simplificada, assertiva e focada no cliente, aliada à taxa de cancelamento abaixo da média de mercado, o que traz ao nosso modelo negócio resiliência e escala”, conclui Padilha.
Para chancelar o potencial do modelo de negócio do Inter, a Liberty Seguros, multinacional que, em 2018, celebrou um acordo de R$ 12 milhões, por dez anos de exclusividade, reviu o contrato e ampliou o valor para R$ 368 milhões, por mais quinze anos de parceria. Os recursos poderão ser investidos em novas tecnologias e aquisição de empresas do setor, além de trazer a possibilidade de tornar a oferta global, ampliar a plataforma de seguros para empresas e aumentar o portfólio para a base de correntistas pessoa física