Em nota, o grupo relatou impacto relacionado ao COVID-19 de US$ 852 milhões, que inclui US$ 450 milhões em seus negócios de seguros de danos
A Zurich, quinta maior seguradora da Europa, divulgou lucro líquido de US$ 3,8 bilhões em 2020, queda de 8% comparado ao ano anterior, diante dos impactos da pandemia COVID-19 e maiores perdas por catástrofes. O lucro operacional de negócios recuou 20%, para US$ 4,2 bilhões em 2020. Em nota, o grupo relatou impacto relacionado ao COVID-19 de US$ 852 milhões, que inclui US$ 450 milhões em seus negócios de seguros de danos, ou Property and Casualty (P&C), no termo em inglês.
As perdas por catástrofes no ano foram US$ 588 milhões maiores do que em 2019. A seguradora observa que essas perdas foram de alguma forma compensadas por um desempenho melhor nos negócios de P&C. Dentro do P&C, os prêmios brutos subscritos aumentaram 4%, para US$ 35,5 bilhões.
Em 98,4%, o índice combinado de P&C deteriorou-se em 2 pontos percentuais, devido inteiramente ao impacto da pandemia e às perdas elevadas por catástrofes.
No segmento de Vida, o lucro operacional caiu 4%, para US$ 1,42 bilhão. No entanto, excluindo US$ 173 milhões de itens relacionados ao COVID-19, o lucro operacional foi 7% acima do total do ano anterior. As vendas recuaram 7%, para US $ 3,63 bilhões. A seguradora atribui a queda nas vendas às restrições impostas pelo governo relacionadas ao surto de COVID-19 e às reduções esperadas em vários mercados.
O valor do novo negócio (NBV) diminuiu 16% em uma base similar, impulsionado por menores volumes de novos negócios, mudanças de premissas econômicas desfavoráveis devido a rendimentos mais baixos e também mudanças de premissas operacionais afetando principalmente a Austrália e Japão.
Mario Greco, CEO do Grupo, comentou: “Nossos resultados confirmam a força do nosso negócio, a agilidade do nosso pessoal e a pontualidade da nossa estratégia digital. Mantivemos nosso negócio em plena operação ao longo do ano e nossas ações reforçaram nosso forte senso de responsabilidade social. Ficamos mais perto de nossos clientes do que nunca, ajudando-os além de nossas obrigações contratuais, incluindo reembolsos e descontos, renúncia de exclusões para pandemias, ajuste de prêmios, suspensão de cancelamentos e trabalhando com eles para alterar planos de pagamento ou fornecer aos inquilinos alívio parcial do aluguel”.