Como diz o diretor presidente, Keiichi Hara, 2012 começa com grandes novidades para a Mitsui Sumitomo Seguros. “Temos a grande satisfação em apresentar o novo diretor vice-presidente, o Sr. Hélio Kinoshita (foto)”, escreve o executivo em carta aos corretores de seguros, principal canal de vendas da seguradora japonesa no Brasil.
Kinoshita, na verdade, retorna a casa após 15 anos. Ele estava na MetLife até dezembro, onde atuou como CFO (Chief Financial Officer) e também como presidente interino por cerca de um ano até a nomeação de Mario Traverso em agosto do ano passado. Antes de chegar a MetLife, o executivo ajudou a criar a CitiInsurance e atuou na Allianz, durante a gestão de Paulo Marracini, hoje presidente do conselho da seguradora alemã.
Oficialmente no cargo há apenas quatro dias, Kinoshita se mostra totalmente animado para o desafio de levar a Mitsui da 19ª colocação do ranking para o seleto grupo das dez maiores seguradoras, considerando-se apenas seguros gerais (sem vida, saúde, previdência e capitalizacão). “Estamos preparados para conquistar mercado neste cenário de grande competição e queda da taxa de juros. O grupo investiu mais de R$ 170 milhões desde 2008 para se preparar para este momento de crescimento do pais e da indústria de seguros”.
Ele concorda que é um grande desafio. Ainda mais se considerarmos que o cenário é de extrema competição, estimulada pela briga de gigantes como Bradesco, Banco do Brasil e Mapfre, Itaú e Santander com Zurich. “Realmente é um grande desafio. Podemos rever as metas, mas vamos nos esforçar para cumpri-las”, diz, sem descartar a hipótese de aquisições. ˜Prefiro falar deste assunto um pouco mais para frente, pois só estou no cargo há quatro dias”.
Além dos produtos e serviços de primeira lançados nos últimos dois anos para os corretores conquistarem clientes, a Mitsui prepara muitas outras novidades. Entre elas, cogita transformar a resseguradora admitida em local, com aporte de mais recursos, e entrar com mais força na area de vida, até então pouco representativa no mix de produtos do grupo. “A experiência do Sr. Kinoshita no segmento de Vida será fundamental para consolidar a Mitsui Sumitomo Seguros como forte player também no mercado de seguros de pessoas”, avisa o presidente Hara aos parceiros de negócios.
Fortalecida em vida, a estratégia do grupo em linhas comerciais visa ter uma resseguradora local para ofertar um preço mais competitivo aos clientes. Isso porque a regulamentação do resseguro determina que as locais podem reter 40% do risco do contrato. “Isso nos permite ter um preço diferenciado”, explica Osvaldo Lopes, diretor de seguros customizados.
Com um preço mais atrativo, o grupo pretende usar o poder de fogo do conglomerado. A Mitsui Sumitomo Insurance Group (MSIG) faz parte de uma organização que atua entre os mais variados segmentos da economia, com ramificações no financeiro, imobiliário, eletrônico, minério, construção, telecomunicações entre outros.
Em abril de 2010, a MSIG efetivou a integração, na forma de troca de ações, com as companhias AIOI e Nissay Dowa, passando a adotar o nome de MS & AD. Com esta aliança, o grupo tornou-se a maior seguradora no Japão e a quinta maior do mundo, com base em receita líquida de prêmio de seguros. De olho no crescimento mundial e busca por rentabilidade mais atrativa, o grupo passou a diversificar seus investimentos, com o claro objetivo de pulverizar a carteira de riscos concentrada no mercado asiático.
Obviamente, o Brasil está entre os principais países da lista de prioridades. A MS&AD é acionista da Vale, da Usiminas, da Toyota, da Madza, montadora que já avisou que pretende voltar a investir no Brasil, entre vários outros empreendimentos nos quais tem participações relevantes. “Conquistar um pouco do seguro de grupos nos quais temos participação acionária e também participar dos contratos financiados pelo banco do conglomerado nos ajudará a atingir nossa meta”, diz o novo vice-presidente. Tamanha diversificação setorial e geográfica fez a carteira da Mitsui no Brasil ser uma das poucas no mundo onde os clientes japoneses tem uma participação menor do que os clientes locais. “No Brasil, 75% dos clientes são locais e 25% provenientes de empresas japonesas”, conta.
A Mitsui divulgará o balanço de 2011 nas próximas semanas. Nos últimos quatro anos, o grupo apresentou crescimento de 130%, o que significa uma média de 27% (nominal) ao ano. ˜Praticamente crescemos o dobro do mercado nas linhas em que atuamos”, diz Kinoshita. A meta neste ano é garantir a eficiência operacional para manter a rentabilidade e o nível de serviços prestados aos corretores e clientes para avançar na conquista do market share.
A previsão do grupo é crescer 15% nas vendas gerais. “Em vida e riscos comerciais a meta é avançar 40%. Em automóvel, que representa 60% das vendas, somos mais conservadores, prevendo 14%”, diz Rogério Hashimoto, diretor de massificados. A idéia é conquistar clientes fora do eixo Rio São Paulo, onde risco e concorrência ainda são mais controlados do que nos grandes centros urbanos. Se depender da disposição dos executivos da Mitsui, a concorrência terá mais trabalho daqui para frente.