Executivo tem mais de 15 anos de experiência internacional em finanças corporativas, com passagens pela Gerdau Brasil, EUA, Índia e Peru. Foi ainda Diretor de Tecnologia e Transformação Digital da companhia
FonteL QSaúde
O economista Renan Pinto, de 38 anos, assume como CFO do Qsaúde, a nova operadora de planos de saúde individuais que alia medicina de qualidade à tecnologia para oferecer um novo conceito de assistência à saúde. O executivo veio da Gerdau, onde ocupava o cargo de Diretor Sênior de Tecnologia e Transformação Digital (CIO/CDO nas siglas em Inglês) na operação da empresa na América do Norte. No seu último ano, acumulava também a função de Diretor Financeiro da operação da Gerdau no Peru. É com essa ampla bagagem em finanças corporativas e em cultura tecnológica que o executivo desembarca de Tampa, na Flórida, no Qsaúde, que foi lançado em outubro do ano passado para atender, inicialmente, a população de São Paulo.
“Liderar a transformação digital de uma grande companhia e fazer captação para startups foram desafios que me deram uma visão ampla sobre a importância de se ter uma cultura corporativa voltada à tecnologia”, diz Renan, que é natural do Rio de Janeiro, formado em Economia pelo IBMEC e tem mestrado em Administração pela Stanford Graduate School of Business, que figura entre uma das melhores universidades do mundo.
De volta ao Brasil depois de acumular 10 anos de experiência internacional, o economista está animado com o novo desafio, agora no Setor de Saúde Suplementar. “O modelo de negócios do Qsaúde já nasceu digital. Mas queremos fortalecer esse DNA em todas as áreas, inclusive na financeira. Chego para somar minha experiência em finanças corporativas e com ambiente digital ao modelo de negócios Q, com o objetivo de impulsionar resultados por meio da tecnologia”, afirma.
Isso significa, de acordo com o executivo, trazer mais eficiência operacional, melhorar continuamente os indicadores de qualidade, além de aprimorar de forma perene a jornada dos clientes e profissionais da saúde dentro do plano.
Renan chega para reforçar o time de executivos que está sendo montado pelo CEO da empresa, José Seripieri Junior. Em dezembro, Junior trouxe da Hapvida o médico cirurgião cardiológico Anderson Nascimento como Vice-Presidente Executivo. Até novembro, Anderson era o Superintendente Nacional da Rede Própria Hapvida e ainda foi Superintendente na Prevent Senior, onde trabalhou por 14 anos.
Já estão entre as lideranças da empresa Gustavo Ribeiro (Assuntos Estratégicos), que foi Vice-Presidente da Fundação Zerbini e do Instituto do Coração (InCor) e diretor de Relações Institucionais da UnitedHealth Group (UHG) para América Latina e Estados Unidos, Fabian Rocha (Jurídico), que é ex-diretor jurídico da Qualicorp, e Sandra Brasil (Comunicação), jornalista que atuou por mais de 20 anos nas principais redações dos veículos de mídia do país e foi diretora de duas agências de comunicação. À frente da área médica está o cardiologista Ricardo Casalino, que antes de chegar ao Qsaúde ocupava o cargo de Coordenador Médico na Prevent Senior.