Inovação trazida pela Covid-19 cria um novo setor, diz consultor em evento da MAG Seguros

Bancos de dados agregados e que estão disponíveis nas mais diversas bases permitem que os serviços e produtos ofertados sejam calculados individualmente

Inovação e o setor de seguros. Este foi o tema da palestra de David Roberts, da Singularity University, na terceira edição do evento Potencialize, que marca o aniversário de 186 anos da MAG Seguros, a convenção anual de vendas e a premiação Galo de Ouro, que reconhece o esforço dos principais parceiros comerciais da companhia. “A Covid-19 nos forçou a acelerar o processo de digitalização. O computador ajuda o médico a fazer o que ele faz, melhor. Assim também é com os corretores. À medida que nos criamos tecnologia que aprimora o trabalho do profissional de vendas, ele passa a ter mais tempo para construir confiança. Assim como a Apple fez. Os clientes amam os serviços e produtos da Apple porque ela tem a cultura de agregar valor aos consumidores”, afirmou Roberts durante conversa com o CEO Helder Molina.

O especialista ressaltou o enorme volume de investimentos em inovação no mundo nos últimos 6 meses e o quanto todos os setores, especialmente o de seguros, é beneficiado. “Temos mais bancos de dados, agregados a outros, e isso nos traz uma compreensão muito maior sobre comportamentos e tendências. A Inteligência Artificial duplica o desempenho a cada quatro meses, ampliando a assertividade de ferramentas e leads. Temos uma melhor avaliação de risco e um entendimento mais claro do cliente, agregando ainda mais valor para as relações comerciais”, citou. 

Como exemplo, ele citou a criação de produtos mais factuais para a realidade e também a agilidade em precificar riscos. O fato de uma pessoa começar a fumar e a seguradora poder imediatamente reajustar o preço do seguro de vida para cima, pois o risco deste cliente mudou, é um fato relevante para a solvência financeira do grupo. Temos também o outro lado. A companhia pode baixar o preço se o cliente sedentário passou a praticar esportes, e isso reforça a importância de se ter hábitos saudáveis. “Esses bancos de dados agregados e que estão disponíveis nas mais diversas bases permitem que os serviços e produtos ofertados sejam calculados individualmente. E isso é uma ferramenta importante para o consultor financeiro ajudar seu cliente a ter um planejamento financeiro adequado para se manter longevo diante dos imprevistos da vida”, ressaltou. 

Blockchain e criptomoedas foram citados pelo especialista como tendências para o setor de seguros no médio e longo prazo. “Essas tecnologias são boas para seguros pois permitem que executivos do setor pensem em como os pagamentos são feitos e em como isso muda o risco em tempo real. Ele também ressaltou a importância das mudanças que virão com os carros autônomos e a computação quântica, afirmando que serão as principais revoluções nos próximos 10 anos. 

No entanto, para que todo esse benefício da tecnologia tenha efeito positivo dentro de uma seguradora, a cultura e o DNA precisam estar alinhados com a inovação. “Temos visto novas ideias em startups, dentro das empresas e dentro da casa das pessoas, o que tem facilitado a transformar a cultura da sociedade. Vejo que os corretores têm confiança e gostam do trabalho da MAG porque ela está melhorando o serviço que presta aos corretores e para seus clientes”, acrescentou. 

Para finalizar, Helder Molina perguntou “Como transmitir a cultura da inovação para as pessoas? Roberts afirmou que a empresa que tem a cultura atrai e retém o talento. Com isso, todo o resto muda. Vejo que a MAG se saiu muito bem na Covid-19. Enquanto outras empresas acabaram, a MAG cresceu, manteve seus clientes e corretores e conquistou novos. Acredito que a MAG vai sair mais forte passada esta pandemia e já preparada para possíveis outros problemas, pois desenvolveram uma cultura adaptativa. É um ciclo virtuoso ter os melhores talentos e eles ficarem pela cultura que a empresa desenvolveu. Vejo também que a MAG tem uma cultura movida pela compaixão e pelo desejo de cuidar dos clientes, o que a torna resiliente, outra qualidade que agrega ainda mais valor à adaptabilidade. A MAG não só fala, ela faz. E isto incrível”, finalizou Roberts.

Molina agradeceu os comentários do especialista e enfatizou: “Nós acreditamos muito na nossa cultura. As empresas são feitas de pessoas. E você nos ajuda a lembrar disso”. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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