Otimismo moderado e projeção de IPCA acima do centro da meta são destaques na semana, segundo CNseg

Vale lembrar que, em meados de setembro, a projeção era de apenas 1,78%, contra os 4,21% hoje, comenta o economista Pedro Simões

A notícia do acordo entre o governo e o Senado para a votação da PEC do Pacto Federativo e o calendário de vacinação divulgado nesta segunda-feira, 7, pelo governo de São Paulo, são sinais positivos para 2021, afirma Pedro Simões, economista do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg, a Confederação Nacional das Seguradoras. “A notícia é um alento às questões fiscais que são o “calcanhar de Aquiles” da economia brasileira. Ainda que não as resolva, principalmente depois dos altos gastos no combate à pandemia, representa avanço na direção correta”. 

Por outro lado, os dados sinalizam um último trimestre com menos força do que se era esperado. “Temos a queda no valor do auxílio emergencial, números de casos de contaminação do Covid-19 aumentando, com retorno de algumas medidas de isolamento, além do auto isolamento voluntário. Também é importante destacar o repique da inflação, por conta da bandeira vermelha na tarifa de energia e expectativa dos reajustes dos planos de saúde, ambos elevando o indicador para cima do centro da meta do governo. Nesta terça termos a divulgação do IPCA de novembro e com isso mais detalhes”. 

Na agenda da semana, destaque o IPCA de novembro, a ser divulgado amanhã (08/12), para a última reunião do Copom do ano, na quarta-feira (09/12) e para os dados do Comércio e dos Serviços, com a divulgação da PMC e da PMS relativas à outubro, na quinta e sexta-feira, respectivamente.

Leia a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas semanal feito pela Superintendência de Estudos e Projetos (Suesp) da CNseg, no portal de CNseg.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS