SulAmérica vence prêmio Inovação promovido pela CNseg

O grande vencedor da primeira edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela Cnseg, foi o case Sistema SulAmérica de Validação prévia de procedimentos e materiais especiais, de Roberta Ruiz Navarro e Raphael Shoji Hinata Watanabe (foto, com Braguinha). A dupla recebeu R$ 15 mil das mãos do próprio Braga, mais conhecido como Braguinha. Cinco jurados escolheram os finalistas entre 19 trabalhos selecionados e 30 inscritos. “Pela primeira vez, desenvolveu-se um prêmio de inovação com o foco em seguros. A CNseg espera, com esta iniciativa, contribuir para a renovação do setor e ser uma incentivadora para que os securitários e os corretores desenvolvam projetos voltados para futuro do setor”, disse Jorge Hilário de Gouvêa Vieira, presidente da CNseg.

O case Tornando o Turismo do Brasil Mais Seguro, de Waldir de Menezes Junior e Mario Montenegro Gasparini, da corretora Interface Seguros, ficou em segundo lugar, recebendo R$ 10 mil. No terceiro lugar houve empate técnico e foram premidos dois trabalhos: Traduzindo o Segurês, de Paulo Eduardo Fernandes Rossi, do Grupo Segurador Branco do Brasil e Mapfre, e Serviço de Atendimento ao Cliente nas Mídias Sociais, de Alessandro Ramos Rebello, da Bradesco Seguros. Cada um recebeu R$ 5 mil.

Os cases Smartia – Líder em Seguros Online, de Rodrigo Caixeta e Guillermo Reid, da corretora Smartia; e Vacinas do Viajante – Bradesco Saúde Concierge, de autoria de Maria Beatriz Padilha Soares e Marina de Castro Frid, da Bradesco Saúde, ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, e receberam menções honrosas pela excelência dos trabalhos apresentados.

O Prêmio foi criado pela CNseg com o objetivo de estimular o desenvolvimento do setor e o aprimoramento das relações com o consumidor a partir da adoção de ideias inovadoras referentes a serviços, produtos e processos, tendo como o foco atender ás necessidades do consumidor de seguros.
A diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, anunciou que haverá novidades na próxima edição do prêmio. “Já estamos nos preparando para a edição 2012 do Prêmio. E acreditamos que, para o próximo ano, seguradoras e corretoras deverão estar atentas não só à inovação na forma como se relacionam com os clientes, mas também em como envolvem a sustentabilidade em seus negócios”, disse.

Cerca de 300 convidados estiveram presentes à cerimônia de premiação, que aconteceu durante tradicional almoço de confraternização das lideranças do mercado segurador, no salão Cristal do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação dos presidentes da Confederação e das Federações Nacionais de seguros, além de líderes das seguradoras, do diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, do ex-senador Jorge Bornhausen e do deputado federal Armando Vergílio (PSD-GO), que preside a Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros).

Premiados

O case vencedor, Sistema SulAmérica de Validação prévia de procedimentos e materiais especiais, apresentou a implementação de uma ferramenta inovadora de validação prévia de saúde suplementar, chamada Novo Validador Web. O objetivo é proporcionar uma comunicação mais eficaz, ágil e transparente entre a SulAmérica e seus prestadores de serviço médico-hospitalar, reforçando a parceria entre a operadora e sua rede, e refletindo em melhoria no atendimento ao beneficiário.

Os autores do projeto que ficou em segundo lugar, Tornando o Turismo do Brasil Mais Seguro, explicaram que as operadoras de turismo do Brasil captaram a necessidade de desenvolver uma proteção adequada para o risco de responsabilidade. Em 2009, a Interface, empresa em que trabalham os autores do projeto, realizou amplo estudo em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que permitiu adequar visão do risco e segurança na precificação do prêmio, subscrição e ajuste dos serviços. Hoje, a Interface comercializa seguros e gerencia o risco em mais de 60% das operadoras de turismo do País.

O case Traduzindo o Segurês, um dos que levou o terceiro prêmio, foi desenvolvido após a leitura de uma pesquisa da IBM, em 2009, que identificou a necessidade de popularizar a linguagem do seguro. Para traduzir o ‘segurês’ aos clientes, foi desenvolvido um site individualizado em que se traduz por infográficos as páginas de contrato. Com isso, a iniciativa conseguiu desmistificar o seguro e mostrar ao cliente tudo o que foi contratado por ele.

O projeto Serviço de Atendimento ao Cliente nas Mídias Sociais, que também conquistou o terceiro lugar, visou monitorar a presença da marca Bradesco Seguros nas mídias sociais, mapeando os diferentes tipos de usuários e os principais canais onde existem ocorrências quanto à marca e seus respectivos produtos. Segundo o autor do projeto, a iniciativa tem como premissa interagir com o cliente, fornecendo mais um canal de atendimento a suas necessidades.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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