O grande vencedor da primeira edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela Cnseg, foi o case Sistema SulAmérica de Validação prévia de procedimentos e materiais especiais, de Roberta Ruiz Navarro e Raphael Shoji Hinata Watanabe (foto, com Braguinha). A dupla recebeu R$ 15 mil das mãos do próprio Braga, mais conhecido como Braguinha. Cinco jurados escolheram os finalistas entre 19 trabalhos selecionados e 30 inscritos. “Pela primeira vez, desenvolveu-se um prêmio de inovação com o foco em seguros. A CNseg espera, com esta iniciativa, contribuir para a renovação do setor e ser uma incentivadora para que os securitários e os corretores desenvolvam projetos voltados para futuro do setor”, disse Jorge Hilário de Gouvêa Vieira, presidente da CNseg.
O case Tornando o Turismo do Brasil Mais Seguro, de Waldir de Menezes Junior e Mario Montenegro Gasparini, da corretora Interface Seguros, ficou em segundo lugar, recebendo R$ 10 mil. No terceiro lugar houve empate técnico e foram premidos dois trabalhos: Traduzindo o Segurês, de Paulo Eduardo Fernandes Rossi, do Grupo Segurador Branco do Brasil e Mapfre, e Serviço de Atendimento ao Cliente nas Mídias Sociais, de Alessandro Ramos Rebello, da Bradesco Seguros. Cada um recebeu R$ 5 mil.
Os cases Smartia – Líder em Seguros Online, de Rodrigo Caixeta e Guillermo Reid, da corretora Smartia; e Vacinas do Viajante – Bradesco Saúde Concierge, de autoria de Maria Beatriz Padilha Soares e Marina de Castro Frid, da Bradesco Saúde, ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, e receberam menções honrosas pela excelência dos trabalhos apresentados.
O Prêmio foi criado pela CNseg com o objetivo de estimular o desenvolvimento do setor e o aprimoramento das relações com o consumidor a partir da adoção de ideias inovadoras referentes a serviços, produtos e processos, tendo como o foco atender ás necessidades do consumidor de seguros.
A diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, anunciou que haverá novidades na próxima edição do prêmio. “Já estamos nos preparando para a edição 2012 do Prêmio. E acreditamos que, para o próximo ano, seguradoras e corretoras deverão estar atentas não só à inovação na forma como se relacionam com os clientes, mas também em como envolvem a sustentabilidade em seus negócios”, disse.
Cerca de 300 convidados estiveram presentes à cerimônia de premiação, que aconteceu durante tradicional almoço de confraternização das lideranças do mercado segurador, no salão Cristal do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação dos presidentes da Confederação e das Federações Nacionais de seguros, além de líderes das seguradoras, do diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, do ex-senador Jorge Bornhausen e do deputado federal Armando Vergílio (PSD-GO), que preside a Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros).
Premiados
O case vencedor, Sistema SulAmérica de Validação prévia de procedimentos e materiais especiais, apresentou a implementação de uma ferramenta inovadora de validação prévia de saúde suplementar, chamada Novo Validador Web. O objetivo é proporcionar uma comunicação mais eficaz, ágil e transparente entre a SulAmérica e seus prestadores de serviço médico-hospitalar, reforçando a parceria entre a operadora e sua rede, e refletindo em melhoria no atendimento ao beneficiário.
Os autores do projeto que ficou em segundo lugar, Tornando o Turismo do Brasil Mais Seguro, explicaram que as operadoras de turismo do Brasil captaram a necessidade de desenvolver uma proteção adequada para o risco de responsabilidade. Em 2009, a Interface, empresa em que trabalham os autores do projeto, realizou amplo estudo em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que permitiu adequar visão do risco e segurança na precificação do prêmio, subscrição e ajuste dos serviços. Hoje, a Interface comercializa seguros e gerencia o risco em mais de 60% das operadoras de turismo do País.
O case Traduzindo o Segurês, um dos que levou o terceiro prêmio, foi desenvolvido após a leitura de uma pesquisa da IBM, em 2009, que identificou a necessidade de popularizar a linguagem do seguro. Para traduzir o ‘segurês’ aos clientes, foi desenvolvido um site individualizado em que se traduz por infográficos as páginas de contrato. Com isso, a iniciativa conseguiu desmistificar o seguro e mostrar ao cliente tudo o que foi contratado por ele.
O projeto Serviço de Atendimento ao Cliente nas Mídias Sociais, que também conquistou o terceiro lugar, visou monitorar a presença da marca Bradesco Seguros nas mídias sociais, mapeando os diferentes tipos de usuários e os principais canais onde existem ocorrências quanto à marca e seus respectivos produtos. Segundo o autor do projeto, a iniciativa tem como premissa interagir com o cliente, fornecendo mais um canal de atendimento a suas necessidades.