Série: O que esperar de 2021 – Luciano Snel, presidente da Icatu Seguros

A série “O que esperar de 2021”, visa trazer um pouco de luz sobre as incertezas do próximo ano. Nesta edição, Luciano Snel, presidente da Icatu Seguros, fala um pouco sobre suas expectativas. Leia abaixo:

Como descreve o ano de 2020?

O ano de 2020 será lembrado pela pandemia que acabou por se transformar em um alerta de que os riscos existem, impactam a todos indistintamente e de que precisamos estar preparados para enfrentá-los, inclusive por períodos mais longos que o desejado. As crises, no entanto, também acabam por trazer oportunidades. E, neste caso, a pandemia acelerou uma preocupação maior com o futuro por parte da sociedade também nos fazendo refletir sobre o valor da vida e das relações. Deu-se mais atenção à vulnerabilidade da vida e todos nos tornamos mais reflexivos sobre fragilidade e sobre o que podemos fazer para estarmos de alguma forma preparados diante dos imprevistos, para preservar o bem-estar e qualidade de vida das famílias. 

É um ano que será marcado pelo aprendizado de que os riscos existem e que a educação e o planejamento financeiro são fundamentais para enfrentar as situações adversas, com ferramentas capazes de minimizar as perdas do presente e construir uma ponte segura para o futuro. 

Por outro lado, 2020 foi um ano em que colhemos resultados plantados no período anterior. Com o propósito de contribuir para um Brasil em que as famílias estejam protegidas e assistidas em todas as fases das suas vidas, continuamos lançando um novo produto de Previdência por semana, para todo tipo de investidor, como uma plataforma aberta e um marketplace. Lançamos também produtos que conjugam seguro de Vida e oportunidade de construir patrimônio, uma proteção completa para as pessoas, além de coberturas direcionadas a PMEs.  

Qual o impacto da pandemia na empresa?

Houve um receio inicial de uma onda de resgates, o que, claro, aconteceu, mas não foi como se esperava. Também não houve um aumento na inadimplência nos seguros de Vida. Percebemos que o investidor de Previdência está mais maduro e resiliente, entendendo a necessidade e a importância de se investir a longo prazo. Fizemos um levantamento comparando 43 fundos com seus similares no mercado aberto e percebemos que a recuperação vem acontecendo de forma mais rápida, inclusive já com captação positiva. A previsão é de que a Icatu mantenha crescimento neste segmento em 17%, como no ano passado. 

Quais as áreas mais afetadas?

Foi preciso agilidade e transparência para atender uma demanda que cada vez mais exige eficiência, preservando a qualidade dos serviços prestados, mesmo à distância, e garantindo o bem-estar de nossos colaboradores e parceiros. Este cenário desafiador e urgente acabou por antecipar e acelerar processos que já estavam em andamento aqui na Icatu Seguros e a comunicação com nossos clientes e parceiros foi um dos nossos principais cuidados, para que tivessem consciência sobre os investimentos e calma com o momento.

O que mudou na forma de se relacionar com o consumidor? De um exemplo prático. 

Temos hoje um consumidor mais exigente e que faz uso de plataformas digitais, tem pressa e busca soluções em tempo real. Isso exige das seguradoras o investimento em tecnologia e treinamento de pessoal. Nos últimos 12 meses, por exemplo, investimos R$ 116 milhões em tecnologia e inovação. Uma das mudanças digitais que fizemos foram as novas funcionalidades lançadas para a Casa do Corretor, plataforma virtual da Icatu desenvolvida exclusivamente para estes profissionais. Nossos times do projeto Mobilidade, que se dedica à relação com corretores, e da área de TI fizeram todas as melhorias para facilitar e prover mais dinamismo à rotina dos corretores. Promovemos treinamentos ao vivo aos corretores por meio do EducatuLive, o que vai permanecer, e a nossa plataforma de treinamentos, o Educatu, agora conta com uma versão desenvolvida e adaptada para mobile, além de aplicativo. O upgrade tecnológico permite que os corretores acessem de qualquer lugar – por meio de smartphones ou tablets – o conteúdo dos mais de 40 cursos de aperfeiçoamento profissional e as novidades que a Icatu disponibiliza para a sua força de vendas.  

Nossos canais digitais de autoatendimento também foram reforçados para garantir mais rapidez no atendimento aos clientes e os cursos onlines e gratuitos que oferecemos em parceria com a FGV para a população também passaram a ser ainda mais procurados, a exemplo de “Como fazer planejamento financeiro”. Desde o início da pandemia, passamos a fazer lives com especialistas do mercado, com temas relacionados à educação e ao planejamento financeiro, a fim de garantir assistência à sociedade não apenas nesses tempos difíceis, mas em todas as fases da vida do brasileiro. Foram mais de cem mil visualizações. A audiência dessas lives sinalizou a importância de estar presente, de forma humana, na vida de todos, ainda que em ambiente digital.  

Quais as tendências da empresa e do setor para 2021?

Nosso desafio como agentes de transformação social será manter essa consciência ativa depois que isso tudo passar. Estamos trabalhando muito firmes em nosso propósito e o objetivo é democratizar o acesso das pessoas a soluções de proteção e planejamento financeiro. O seguro de vida, como pilar importante de um planejamento financeiro sustentável, ganhou ouvintes curiosos e que transformaram sua curiosidade em ação, servindo de exemplo para outros. Por isso, é importante que todos os agentes do processo estejam conectados: seguradora + cliente + corretor.

O corretor tem uma relevante importância nesse novo desenho do mercado segurador. Afinal, são eles que estão na ponta, coletando informações que contribuem para que a empresa amplie o seu portfólio oferecendo realmente aquilo que o consumidor almeja, sem perder de vista a importância da difusão das ferramentas que contribuem para a educação financeira de todos – e que hoje, na pandemia, são alvo de interesse e preocupação. Por conta disso, a Icatu tem feitos constantes investimentos para que sua força de venda seja abastecida com todas as informações relevantes em todas as áreas de atuação.

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Carlos Magnarelli, CEO da Liberty

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Roberto Santos, CEO da Porto Seguro

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Eduard Folch, presidente da Allianz

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Luciano Snel, presidente da Icatu Seguros

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Fernando Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Erika Medici, CEO da AXA Brasil

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Antonio Trindade, CEO da Chubb Brasil

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Fábio Protasio, CEO da AIG

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Ivan Gontijo, presidente do grupo Bradesco Seguros

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Helder Molina, nosso CEO da MAG Seguros

Série: O que esperar de 2021 – Helio Kinoshita, VP da Mitsui Sumitomo Seguros

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – Jorge Sant´Anna, CEO da BMG Seguros

Leia mais Série: O que esperar de 2021 – André Lauzana, vice-presidente comercial e marketing da SulAmérica

Série: O que esperar de 2021 – Jorge Andrade, presidente da Capemisa

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS