Mitsui Sumitomo e seu cuidado com as Pessoas

“Percebemos no dia a dia funcionários engajados em aprimorar relacionamentos, fazer bons negócios, mais participativos, com mais diálogo”, diz Julia Frazatto, superintendente de Recursos Humanos e Marketing

Uma das principais pautas das seguradoras neste mês de outubro, depois das comemorações do Dia do Corretor e do Dia do Securitário, é sobre a retomada das atividades presenciais. Não é pra menos. Todo detalhe tem de ser exaustivamente discutido para preservar a saúde de todos. Saúde física, mental e financeira. Segundo Julia Frazatto, superintendente de Recursos Humanos e Marketing da Mitsui Sumitomo Seguros, o grupo tem estudado o tema e prepara uma volta aos 300 profissionais que compõem o quadro de funcionários. “Estamos trabalhando bem próximos dos gestores para acompanhar como os times estão e como podemos oferecer o melhor para cada uma dessas pessoas, dentro de suas especificidades e necessidades”, contou ela ao blog Sonho Seguro. 

A pandemia teve um efeito diferente em cada pessoa, mas um ponto em comum foi o temor de ficar desempregado. Ciente disso, um passo importante para tranquilizar a equipe foi dado logo no início da pandemia, quando o grupo aderiu ao movimento #naodemita. Certamente foi determinante para que todos vencessem os primeiros desafios dos diversos ajustes necessários para montar um local de trabalho em casa. Passado isso, a grata surpresa: 100% da equipe em homeoffice, com 100% da operação funcionando sem problemas, com crescimento das vendas e atendimento a corretores e clientes fluindo sem ruídos.  

Esta pandemia trouxe diversas mudanças. Uma delas foi quebrar barreiras. “Criamos uma nova cultura dentro da Mitsui Sumitomo, que tem a palavra Tomoni como símbolo”, diz ela. “O termo significa ‘estamos juntos’ e a equipe abraçou isso. Percebemos no dia a dia funcionários engajados em aprimorar relacionamentos, fazer bons negócios, mais participativos, com mais diálogo”. 

As mudanças afetam vários aspectos da companhia. Um deles é o físico. Em obras aceleradas, o projeto de arquitetura traz um ambiente moderno, integrado, onde as pessoas têm mobilidade e se sentem à vontade para trabalhar onde quiserem, seja na mesa, no sofá, na sala de reunião. A primeira novidade ao voltar será encontrar um ambiente sem barreiras, sem diferenciação entre os níveis hierárquicos. Acabaram as baias. “Presidente não tem mais sala própria. Esta mudança comprova o cuidado que temos com as pessoas que trabalham aqui. Sinaliza o quanto valorizamos a participação de todos na construção do diálogo, com diversidade, sem distinção de hierarquia e com toda a personalidade da Mitsui Sumitomo”. 

Enquanto uma equipe prepara o ambiente físico para receber os funcionários, o RH tem conversado com todos para poder organizar uma volta ao trabalho que beneficie a todos. “Vamos respeitar o desejo de quem quer voltar, o momento de vida integrado no trabalho, a escola das crianças,  o uso do transporte público. Cada detalhe tem de ser preparado para que todos voltem com tranquilidade”.  

Os funcionários estão confiantes de que será no momento certo. “Temos vários canais de comunicação com a equipe. Desenvolvemos embaixadores, que são funcionários que facilitam a troca de informações, sugestões e esclarecimento de dúvidas. Eles ajudam a equipe de RH a desenvolver um relacionamento virtual mais humano e assertivo para que possamos alimentar bons sentimentos em todos. O café do nosso vice-presidente, Helio Kinoshita, com o grupo também traz muita confiança a equipe, uma vez que as informações são muito transparentes, contínuas desde o dia 23 de março, quando passamos a trabalhar em homeoffice”. 

Enquanto a Mitsui Sumitomo se esforça para reabrir com segurança os locais de trabalho, a equipe aguarda trabalhando, pois sabe que isso vai acontecer quando todos estiverem preparados. Isso é Tomoni!

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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