“O app Risk Advisor se tornou uma ferramenta extremamente importante, principalmente em situações adversas como a atual, em que o mundo assiste aos desdobramentos do novo coronavírus”
Roberto Hernandez, diretor executivo de Seguros Corporativos da Zurich no Brasil, é um otimista nato. Desde o início da pandemia tem se reunido todos os dias, pelo menos uma vez por dia, com corretores e clientes para entender como pode apoiá-los a enfrentar tamanha crise trazida pela pandemia Covid-19 com mais resiliência. “Este contato diário é muito importante para nós, pois nos ajuda a incluir em nossas estratégias novas diretrizes necessárias para a mudança de cenário que a pandemia trouxe para todos”, comentou ele durante entrevista concedida ao blog Sonho Seguro.
Como todos, a Zurich teve um primeiro semestre diferente, cheia de desafios por conta da pandemia. A boa notícia é que o grupo tem um plano de contingenciamento de crise que trouxe apoio para a implementação de diversas iniciativas para dar suporte aos funcionários, parceiros e clientes. Um dos pontos destacados por Hernandez foi o projeto de conscientização da importância da gestão de riscos. “Esse trabalho de conscientização envolveu uma série de ações junto aos corretores locais para entregar às empresas coberturas e serviços adequados após uma avaliação criteriosa dos riscos”, cita.
Desde então, a Zurich vem atuando na implementação de novos modelos operacionais baseados na centralização, especialização e otimização dos processos, visando aumentar a excelência técnica de atendimento a clientes. Todas as ações desde então são conduzidas por uma equipe multidisciplinar qualificada e treinada, capaz de oferecer soluções específicas, de acordo com as necessidades dos negócios.
Após a OMS ter declarado que a Covid-19 havia se tornado uma pandemia, a Zurich passou a produzir uma série de estudos e documentos com orientações e um norte para as empresas navegarem no ambiente reconfigurado pelo novo coronavírus, como orientações sobre revisões das apólices de seguros e dos planos de gestão de riscos, dicas para cuidar dos colaboradores e evitar riscos de contaminação, gerenciamento dos riscos das obras paralisadas, bem como estudo estratégico com recomendação de um checklist de 14 itens importantes para reabertura gradual e seguro das indústrias, comércios e empresas de serviços.
O executivo ressalta a funcionalidade incluída no app Risk Advisor para que vistorias e aceitação de riscos fossem feitas de forma remota, em tempo real, em qualquer parte do mundo. “O app se tornou uma ferramenta extremamente importante, principalmente em situações adversas como a atual, em que o mundo assiste aos desdobramentos do novo coronavírus”, disse.
A vistoria remota foi de grande valia para ajudar clientes atingidos pelo ciclone bomba no dia 30 de junho, agilizando o pagamento de indenizações por meio da ferramenta digital e vistoria mobile que capturou fotos dos veículos, dos imóveis e objetos danificado. “A companhia tem desenvolvido serviços orientados a avaliar a exposição das empresas aos riscos climáticos e produzido uma série de relatórios e estudos para auxiliar as pessoas e as empresas a compreenderem a origem destes riscos e se prepararem para minimizar os impactos deles no seu dia a dia”.
Uma das preocupações da companhia com seus clientes foi com a vulnerabilidade de ataques de hackers, uma vez que o isolamento social exigido pelo governo para conter o avanço da pandemia levou todos para o trabalho remoto. “O home office trouxe uma preocupação maior com os riscos cibernéticos”, acrescenta. O grupo organizou várias lives nas quais ressaltou aos corretores e clientes o que o grupo disponibiliza para gestão deste risco. Um dos serviços é a autoavaliação de riscos cibernéticos disponível no aplicativo ajuda a empresa a ter uma análise dos perigos de segurança online que ela pode apresentar, trazendo uma avaliação completa e de simples entendimento, que abrange: identificação de ativos físicos e de software; controles de proteção em torno dos recursos organizacionais; sistemas de detecção de segurança cibernética; processos e procedimentos de planejamento de respostas e de recuperação.
Ainda no tema conscientização sobre a importância da gestão dos riscos, no início do ano, a Zurich também lançou em parceria com o Fórum Econômico Mundial o relatório de Riscos Globais, um importante estudo que traça um panorama dos desafios globais nos próximos 18 meses na visão de grandes lideranças de todas as regiões do mundo, e que ajuda as companhias a compreenderem quais são os seus desafios. O relatório lançado em janeiro deste ano, antes da pandemia, já pontuava a preocupação dos executivos com a possibilidade de uma recessão econômica prolongada na economia global, o aumento no número de falências de grandes empresas e PMEs, e a restrição de pessoas e comércio entre países.
Neste segundo semestre, a missão da Zurich seguirá com foco na conscientização, afirma Hernandez. Na agenda do executivo constam ações para reavaliar os riscos mediante as transformações que marcam o dia a dia dos governos, empresas e indivíduos. “Acompanhamos de perto o cenário do Brasil, os passos do governo e as tendências como políticas socialmente responsáveis dos investimentos, que ganharam mais força coma pandemia, para podermos trazer produtos que ajudem os gestores de riscos a minimizar perdas e aproveitar as oportunidades que surgem também desta crise”, enumerou.
Nos projetos de infraestrutura que estão na pauta do governo, como energia limpa, saneamento e concessões, Hernandez afirma que o grupo Zurich quer apoiar o desenvolvimento de projetos sustentáveis. “A agenda de concessões e o marco do Saneamento Básico demanda diversos tipos de proteção, como seguros patrimonial, engenharia, garantia, D&O, Cyber, entre outros, e assim mitigar o risco para os investidores dos projetos e também para as empresas gestoras”, comenta.
No segmento de médias empresas, a Zurich prioriza o desenvolvimento de produtos sob medida para transferências de riscos e para auxiliar as empresas na continuidade dos negócios no mundo pós-pandemia. Outra ação em destaque para o segundo semestre é a criação de um Conselho Assessor com grupo de empresas clientes para melhor conhecer os riscos das empresas e propor soluções que se adequem aos orçamentos e necessidades no “novo normal” recriado pelo riscos de pandemias.
Os 10 compromissos da Zurich durante a pandemia Covid-19
- Zurich está 100% conectada para dar suporte aos nossos parceiros.
- Engenheiros 100% ativos – Colaboração remota online em tempo real.
- Vistoria remota – Auto Frota.
- Aceleramos os processos de Sinistros.
- Paralisação Construção – Riscos de Engenharia.
- Canal direto com nossos Engenheiros para auxiliar em dúvidas.
- Plataformas digitais de cotação e emissão, com propostas simplificadas para os nossos principais produtos, como D&O, o RC Profissional e o Proteção Digital.
- Ampliação limites segurados e Proteção de equipamentos portáteis/Patrimonial.
- Manter nossos clientes e parceiros atualizados.
- Otimismo – de olho na nova normalidade em nosso país, a Zurich continua confiante nas possibilidades que o mercado está trazendo.