Apólice: Susep lançará aplicativo para corretor recadastrado ter seu certificado eletrônico

Fonte: Revista Apólice

Na noite desta quarta-feira (29), a Susep realizou mais uma live para responder às dúvidas dos corretores de seguros em relação ao recadastramento dos profissionais. Desde o seu início, o sistema já recebeu 11.400 registros, sendo 9.500 recadastramentos e cerca de 2000 de novos profissionais, informa a Revista Apólice.

De acordo com Rafael Scherre, diretor da Susep, a autarquia foi pega de surpresa com a revogação da MP 905, porque ela estava tramitando no sentido de ser aprovada. “Nós tínhamos a obrigação de viabilizar um sistema para não prejudicar os corretores que estavam trabalhando no período em que não havia a determinação legal de um registro na Susep”.

Danilo Moura, diretor responsável pela Cadastramento e Autorizações, afirmou que a ideia é criar um canal aberto com todos os entes do setor para esclarecer qualquer dúvida, por isto estão acontecendo as lives semanais. O sistema tem uma interface amigável. É uma ferramenta nova, rápida e gratuita. “Os acessos estão crescendo muito rapidamente, por isso enxergo como um sinal claro de que a categoria abraçou a causa do recadastramento”, classificou.

Coordenador geral da área de autorizações e regimes especiais da Susep, Carlos Augusto, disse que a autarquia conseguiu sucesso porque eliminou o papel e chegou a um outro nível ao pensar em sistema.

SAIBA MAIS: Susep inicia recadastramento de corretores no novo sistema de registro

Rodrigo Gama, responsável pela área de tecnologia, disse que algumas arestas estão sendo acertadas e que se trabalha agora na disponibilização de um aplicativo para que o corretor possa ter a Susep na palma de mão, com carteira e outras informações. “Ele deve ficar pronto na primeira quinzena de maio”, ressaltou.

O objetivo da Susep era desburocratizar o cadastro e torná-lo mais acessível. Gama reforçou que para encontrar os corretores de seguros, por enquanto, é necessário navegar pelas páginas com 25 registros cada uma, procurando pelo CPF ou CNPJ da empresa. “Já está no pipeline de entregas a possibilidade de acessar diretamente cada corretor no cadastro, pelo seu número de documento”.

Haverá também uma numeração nova para corretores PJ e PF, mas a Susep não exigirá alteração contratual para atualização do número. “O importante é ter no contrato social a identificação do responsável técnico”, disse Carlos Augusto.

Para sanar as dúvidas recorrentes dos corretores de seguros, a Susep elaborou um manual para o sistema de recadastramento, com uma aba com perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas dos corretores de seguros.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS