Há também boas notícias. Quase 85% dos entrevistados acreditam que haverá forte demanda por seguro e resseguro diante da conscientização de risco trazida pela pandemia
Pesquisa do portal Artemis em conjunto com a publicação Reinsurance News entrevistou mais de 100 executivos do mercado segurador para sentir as consequências do Covid-19 e como eles pensam em se organizar para enfrentar a crise. Participaram 13 presidentes executivos, 20 diretores de subscrição, 18 diretores operacionais, 40 membros de conselhos de administração, compradores de resseguros, gestores de valores mobiliários ligados a (re)seguros (ILS- insured linked securities), corretores e diversos fornecedores de serviços. Cerca de 50% dos participantes representam Estados Unidos e Europa.

A maior preocupação do setor está na incógnita que paira sobre o seguro de lucros cessantes com a interrupção dos negócios devido ao fechamento forçado do comércio com a imposição do lockdown pelos governos para conter a curva de contaminados pelo Covid-19 e preservar o atendimento hospitalar ao maior número de doentes. Cerca de 40% afirmam estar um pouco preocupado, 32% muito preocupados e 18,5% disseram estar extremamente preocupados.
Cerca de 55% dos entrevistados classificam a diminuição dos investimentos e a saúde dos mercados financeiros com principal ameaça para o setor, em termos do “impacto potencial”. Outro forte impacto para a indústria de seguro mundial é o número de litígios que a situação de pandemia de covid-19 poderá desencadear no setor.
A linha mais afetada foi a de eventos, com 68,7%, das respostas, seguida pelo seguro viagem, com 67%. Em terceiro lugar vem o seguros de crédito comercial com 41,6% e os ramos de saúde e vida 40,6% das respostas.

Há também boas notícias. Quase 85% dos entrevistados acreditam que haverá forte demanda por seguro e resseguro diante da conscientização de risco trazida pela pandemia.