Segue abaixo algumas informações enviadas por empresas e entidades sobre mudanças em face do coronavírus. Todas elas visam evitar a disseminação do vírus que se alastrou no mundo e ganhou o estatus de pandemia:
HDI Seguros – O grupo comunica que, durante o período de alerta e contenção ao coronavírus (COVID-19), seguirá atendendo normalmente seus corretores e clientes graças a sua estrutura de atendimento digital. Os processos de solicitação de serviços – assistência 24h, reparos de vidros e retrovisores, agendamento e retirada de carro reserva – e aviso de sinistro pelos segurados não serão impactados, pois todos eles podem ser acionados e realizados através dos canais digitais em processos onde não existe a necessidade de interferência humana direta. Clientes e corretores podem usar os portais e apps da HDI como primeira opção no momento de solicitar esses serviços. Além disso, os funcionários da companhia seguem exercendo suas funções, por meio do modelo de trabalho remoto que a companhia já pratica, e prestando todo o suporte necessário nesse momento. Os Bate Prontos também continuam funcionando normalmente, com todos os procedimentos de contingência e precaução que o momento exige, e o processo de regulação de sinistros – que é, em sua ampla maioria, realizado por meios digitais e remotos – também segue em pleno funcionamento. “Nosso atendimento digital para os serviços e sinistros passam a ser nossa opção principal de direcionamento das solicitações neste momento e já se encontra 100% operacional, testado e em pleno funcionamento. Os parceiros da HDI poderão contar, como de costume, com todo o nosso apoio e suporte, com a mesma rapidez, segurança e confiança de sempre”, reforça Murilo Riedel, presidente da HDI Seguros.
CNseg e Fenaber cancelam 9º Encontro de Resseguro – A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber) anunciaram hoje (13) o cancelamento do 9º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, que ocorreria 15 e 16 de abril, na cidade do Rio de Janeiro. A medida deve-se ao avanço do COVID-19, elevado à categoria de pandemia, e está em linha com orientações da Organização Mundial de Saúde e de autoridades sanitárias brasileiras para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus, maior em ambientes fechados e com grande número de participantes. Os organizadores do Encontro de Resseguro planejam avaliar a realização do mais tradicional evento de resseguros da América Latina em algum momento mais propício indicado pelas autoridades sanitárias, ainda este ano. Participantes, patrocinadores e fornecedores do Encontro de Resseguro estão sendo comunicados do cancelamento do evento a partir desta sexta-feira.
Caixa – A Holding Caixa Seguradora anunciou uma série de medidas para proteger seus mais de 3 mil colaboradores contra o novo coronavírus. As medidas seguem práticas já testadas mundo afora que tiveram sucesso na redução do contágio. A empresa se antecipou a uma eventual quarentena oficial, como a realizada na Itália, e colocou quase todos os empregados trabalhando no modelo home office. Com DNA francês, as empresas da holding já seguiam vários protocolos de prevenção da matriz na Europa. Desde a semana passada, reuniões com mais de 20 pessoas e eventos corporativos estavam proibidos, espaços de convivência estavam fechados e a limpeza constante dos ambientes estava sendo redobrada. “Mas o alastramento do vírus no país pedia mais”, explica o presidente da holding, Laurent Jumelle. “Precisávamos tirar as pessoas dali. A melhor forma de prevenção é todo mundo ficar em casa”.
Austral – A Austral, ciente da importância do momento que estamos vivendo e da responsabilidade social que temos em ajudar no controle da disseminação do CoronaVírus (Covid-19), definiu, dentre outras medidas já tomadas, pelo fechamento dos nossos escritórios. Para continuarmos com o funcionamento dos nossos negócios no mais alto padrão, adotamos o home office para 100% de nossos colaboradores, podendo estes serem acessados nos mesmos contatos de costume. Seguiremos atentos às necessidades de nossos clientes, parceiros, fornecedores e demais stakeholders neste momento extraordinário e que exige a empatia e a cooperação de todos.
Bradesco – Bradesco Seguros decidiu prudencialmente adiar o evento de reconhecimento Talento de Seguros, previsto para os próximos dias na ilha de Comandatuba. Posteriormente informaremos como serão realizados os respectivos reconhecimentos”.
Essor – A Essor Seguros irá adotar, a partir da próxima segunda-feira, o modelo de home office para 100% de seu time. “A pandemia do COVID-19 continuará sendo um desafio para as economias globais e a resiliência social, e a ESSOR adotou ativamente medidas para ajudar a combater a sua rápida disseminação. Garantir que nossas equipes e pessoas com quem eles interagem estejam seguras, e que nossos clientes e corretores tenham o mesmo atendimento, é nossa principal prioridade”, afirma o CEO da ESSOR, Fabio Pinho, em comunicado da companhia. O atendimento, porém, seguirá com a mesma qualidade. A seguradora preparou seu ambiente e time para assistir parceiros, clientes e corretores de seguros buscando a excelência de sempre, bem como rapidez nas soluções. Além disso, todos os canais de comunicação continuam e continuarão ativos. “O conselho para todos é para que priorizem os canais digitais, como o Portal de Corretores e Aviso de Sinistros Web. Mas, como habitual, podem entrar em contato conosco nos telefones: 0800 940 6166, (21) 3626-1100 e (11) 2050-5600”, recomenda Pinho.
Berkley – À medida em que continuamos monitorando de perto as notícias e desdobramentos do Coronavírus, a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores, clientes e parceiros comerciais são de extrema importância para a Berkley Brasil Seguros. Neste sentido, estamos propondo uma mudança cultural profunda. Mantendo nossas relações neste momento através das ferramentas e tecnologias disponíveis. Ao mesmo tempo em que buscamos reduzir qualquer impacto no atendimento à você corretor e aos clientes, estamos também concentrando nossos esforços para manter um ambiente de trabalho seguro para nossos colaboradores. Nossas operações seguem funcionando. Visando minimizar o risco e exposição, aproveitamos para reforçar todos os canais de atendimento remoto hoje disponíveis para todos os nossos clientes e parceiros comerciais.
Lojacorr – Com o intuito de auxiliar na prevenção da disseminação do coronavirus disease (COVID – 19), a diretoria da Rede Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros independentes do Brasil, decidiu adiar os próximos Workshops Regionais da empresa, que iriam ocorrer no decorrer do mês de março, com a participação de profissionais de seguros de todo o País. Os eventos, agendados para: Goiânia-GO (17/03), Vitória-ES (19/03), Curitiba-PR (24/03) e Florianópolis-SC (16/03), terão novas datas a serem definidas e comunicadas ao mercado segurador. A diretoria da Rede Lojacorr solicita a compreensão dos envolvidos nos encontros e informam que a decisão objetiva proteger a rede e os profissionais envolvidos da possibilidade de contato com o vírus, já que a missão sempre foi, e sempre será, proteger. Além disso, a determinação também colabora com a contenção do vírus. “Sentimos muito pelo ocorrido. Assim que possível traremos mais informações sobre as datas em que acontecerão os próximos Workshops. O momento agora é de cuidado e prevenção para não termos agravo à saúde pública e disseminação do vírus”, ressalta Diogo Arndt Silva, CEO da Rede Lojacorr.
Pitzi – A Pitzi, insurtech líder em proteção para celulares no país, oficializa nesta sexta (13) seu programa interno de prevenção contra a doença. A iniciativa estabelece uma série de ações – do trabalho remoto à conscientização sobre o vírus – que visam minimizar o impacto da Covid-19 e proteger colaboradores, parceiros e clientes da startup. Mesmo sem nenhum caso suspeito ou confirmado da Covid-19 entre seus quase 150 funcionários, a Pitzi orientou grande parte deles a trocar os escritórios da empresa ao redor do país pelo home office. O time de Operações é o único que segue atuando, em grupos menores e em turnos, para atender à demanda dos mais de 1 milhão de clientes da insurtech e de seus parceiros dos mercados varejista e segurador.
Omint – A Omint mantém à disposição dos clientes de planos de saúde sua rede credenciada de referência, com os melhores hospitais, laboratórios e profissionais do país. Além disso, oferece acesso aos serviços do Dr. Omint e Dr. Omint Digital, que consistem, respectivamente em orientações médicas por telefone e por videoconferência, para esclarecer dúvidas com médicos da rede credenciada. “A Omint opera telemedicina com qualidade acadêmica graças à nossa parceria com a Faculdade de Medicina da USP. O Dr. Omint Digital é pioneiro entre as operadoras médicas do Brasil, colocando à disposição do cliente Omint, por meio de videoconferência, um médico da rede credenciada apto a prestar orientações médicas de forma simples e conveniente. Para ter acesso ao serviço, o cliente deverá entrar no aplicativo ou portal Minha Omint, e inserir as informações necessárias. Uma vez que elas são coletadas, um médico da rede credenciada Omint será acionado e prestará as devidas orientações”, explica Marcos Loreto, diretor Médico Técnico da Omint.
TEx – A insurtech criadora do TELEPORT, adotou nesta semana home office para todo time de colaboradores. Por acreditar que a prevenção é a principal forma de se combater o COVID-19 e para proteger a saúde de colaboradores e clientes, a TEx adotou medidas para garantir a continuidade de suas operações, sem impactos durante o início da epidemia no Brasil. Desde terça-feira, 10/03, 30% dos colaboradores passaram a atuar em home-office, o número foi sendo ampliado até 80% nesta sexta-feira. A partir da próxima segunda-feira, 16/03, toda a empresa irá trabalhar em sistema de home office, por prazo ainda indeterminado. “Desde que fundamos a TEx esta será a primeira vez que iremos operar de forma 100% remota. Temos uma imensa responsabilidade com nosso time de mais de 120 colaboradores, suas famílias e nossos milhares de usuários. Acreditamos que é melhor prevenir do que remediar e que essa medida é a mais prudente neste momento”, indica Omar Ajame, fundador e CEO da empresa. A empresa também adotou medidas adicionais de segurança em sua sede, distribuindo álcool em gel e máscaras do tipo N95 para toda a equipe. Além disso, todas as reuniões presenciais foram alteradas para teleconferências.
Sincor-RJ – Por determinação do Presidente do Sincor-RJ, os cursos, palestras e encontros da Diretoria de Ensino do Sincor-RJ, estão suspensos por trinta dias, devido a pandemia referente ao coronavirus. A programação de ensino será mantida na modalidade de transmissão online e divulgação dos vídeos no site do Sincor RJ. De acordo com o Diretor de Ensino do Sincor-RJ, Arley Boullosa, os cursos e palestras continuam, mas na modalidade online. “Trata-se de uma medida preventiva e sensata do sindicato, até que tenhamos uma avaliação melhor do cenário no Rio de Janeiro. As atividades não serão prejudicadas porque hoje já atuamos através de Ensino a Distância e a maior parte dos corretores, assistem os cursos em seus escritórios e residências”, explicou.
Conseg-NE – A Fenacor comunica o adiamento sine die do 4º CONSEGNE, marcado para os dias 19 e 20 de março de 2020, em João Pessoa-PB, por conta do coronavírus. “Essa difícil decisão, que foi tomada no sentido de termos uma responsabilidade consequente, está calcada e se fundamenta nas orientações das autoridades públicas de saúde”, explica a entidade.
ANS – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) enviou um comunicado para as operadoras de planos de saúde com informações e orientações a serem repassadas aos seus beneficiários e aos prestadores de serviços de saúde que compõem sua rede de atendimento. A nota aborda as ações e canais de comunicação implementados pelo Ministério da Saúde, bem como as diretrizes para a notificação obrigatória, definição de casos suspeitos e prováveis e o Protocolo de Manejo. A ANS também decidiu suspender, temporariamente, o atendimento presencial feito ao público em seus 12 Núcleos existentes no Brasil. Tão logo seja possível, o funcionamento será normalizado. Nesse período, O atendimento poderá ser feito pel o DISQUE ANS 0800 701 9656 ou pelo Fale Conosco.
CCS-RJ – O Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) e a Educa Seguros informam a decisão de adiar o evento CCS-RJ CONNECTION, que seria realizado no próximo dia 31 de março, devido às últimas notícias relacionadas ao coronavírus (Covid-19). Considerando-se o decreto de pandemia mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira, 11 de março, e as recomendações de autoridades públicas de saúde, pela segurança de todos, não resta outra opção a não ser aguardar um momento mais favorável para a promoção dessa importante troca de conhecimento. Os responsáveis frisam, porém, que o evento não deixará de acontecer, sendo remarcado para uma nova data, que será divulgada em breve.
Lloyd’s – O Lloyd’s of London Corporation fechará seu pregão presencial nesta sexta-feira, 13, pela primeira vez em seus 330 anos de história. A decisão foi tomada para que sejam feitos testes de protocolo de emergência ligados ao novo coronavírus, que ontem foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia. “As coisas mudaram muito significativamente na semana passada”, disse hoje o presidente-executivo da empresa, John Neal. Ele comentou que não sabe como o mercado lidará com as restrições às reuniões, onde corretores e seguradoras fecham negócios pessoalmente. O local pode ser acessado por 50 mil profissionais do mercado e os contratos fechados no Lloyd’s of London são dos mais variados ativo.
Unimed-SP – A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp) está adotando providências adicionais diante da evolução do coronavírus no país. Além da assistência já realizada em caso de problemas de saúde que exijam atendimento imediato, a Unimed Fesp ampliou os serviços oferecidos neste momento para auxiliar seus clientes e esclarecer dúvidas. Um Comitê de Gestão foi criado na operadora para uniformizar as orientações ao atendimento assistencial e operacional no estado de São Paulo. “Somos uma cooperativa médica e possuímos em nossos quadros os melhores profissionais para esses e outros momentos que afetam a saúde pública”, afirma Dr. Omar Abujamra Júnior, Diretor Presidente da entidade. “O objetivo é atender de forma institucional nossas cooperativas Unimed, clientes e a comunidade neste momento de especial atenção.”
D&O – As empresas devem preparar-se para uma eventual pilha de processos de acionistas relacionados com o novo surto de coronavírus, mas o sucesso de qualquer litígio pode depender do acervo de informações que estas organizações disponibilizam sobre os riscos de responsabilidade dos diretores e executivos, adiantam diversos especialistas citados num artigo da Business Insurance.