MAG aposta na experiência omnichannel com prospects, clientes e parceiros”, diz Nuno David

Há algumas tendências muito fortes para o markenting em seguros, como a melhoria contínua da experiência do usuário tanto em canais digitais quanto offline

Nuno Pedro David, diretor de marketing da Mongeral Aegon, andou talvez mais de 100 quilômetros em cada dia do evento MAGNext, realizado nos dias 9, 10 e 11 de janeiro. Além de ser a grande festa do grupo, que completou 185 anos no dia 10, o evento fez vários anúncios, como a mudança de marca, de Mongeral Aegon para MAG, lançou a fintech MAG Finanças, além de premiar os melhores corretores. Mesmo cuidando de cada detalhe na linha de frente do pelotão que realizou o megaevento para 3 mil pessoas, Nuno estava sempre solicito e com um largo sorriso. Assim, ele conversou com o blog Sonho Seguro.

Leia a entrevista:

Com as mudanças do hábito de consumo transformou o marketing em seguros?

A Mongeral Aegon está sempre atenta ao comportamento do consumidor, tendências e oportunidades do mercado. É neste contexto que estamos sempre pensando em novas soluções para a sociedade. Um exemplo disso é que, apenas em 2019, lançamos mais de dez produtos e já começamos 2020 com duas novas coberturas: o novo Doenças Graves, disponível em três módulos, e o Seguro Cirurgias. Outro ponto relevante nesta análise é a hiper conectividade das pessoas. Neste cenário, apostamos cada vez mais em uma experiência omnichannel com os nossos prospects, clientes e parceiros, além de oferecer as mais modernas ferramentas digitais para a comercialização dos nossos produtos, como o Venda Digital e e-commerce.

O que as pesquisas têm revelado sobre o hábito de consumo de seguros?

Desde 2017 a arrecadação de seguros de vida tem superado à de automóveis. Isso já é um importante sinalizador de que a demanda para o ramo de pessoas tem aumentado. Creditamos este fenômeno a uma conjunção de fatores. Dentre elas, posso citar a aprovação da reforma da previdência no ano passado; a estabilidade econômica e o avanço dos canais de distribuição como os meios digitais, que facilitam o acesso a este tipo de produto.

Antes o apelo para vender seguro era deixar a família assistida. E hoje, quais apelos são usados para vender seguro de vida?

Nós fazemos uma venda consultiva baseada na análise de cada perfil e nas necessidades das pessoas. Assim, a oferta das soluções é mais assertiva para o cliente e ele entende o que está sendo proposto no plano. Como consequência disso, o apelo varia de pessoa para pessoa.

Quais serviços ofertados seduzem mais o cliente?

Em termos de proteção, percebemos que aqueles que oferecem cobertura em vida têm uma maior aderência, como Diária de Incapacidade Temporária, Doenças Graves e Diária de Internação Hospitalar.
Vários de nossos seguros contam com serviços de assistências e têm grande apelo, como chaveiro, eletricista, encanador, guincho, socorro mecânico, orientação nutricional e desconto em medicamentos de até 85%.

O que mais ajuda a vender … influencers, conteúdo em mídias, envio de -email, de mensagens em redes sociais, consultores, porta a porta…..

Certamente hoje existem muito mais meios para expandir a oferta de seguro de vida e previdência no país. No entanto, entendo que nada substitui a importância do papel do corretor. É este profissional quem vai conversar com o cliente e chegar às melhores e soluções de acordo com cada tipo de perfil. Toda as outras ferramentas são importantes e devem contribuir ainda mais para o trabalho e para o dia a dia do corretor.

Como o Big Data, Inteligencia Artifical e Analytics tem ajudado a Mongeral fazer ofertas assertivas?

Vou separar a resposta em duas partes. Tanto big data e analytics são ferramentas que contribuem fortemente para que a companhia conheça ainda mais o perfil dos seus clientes e possa, por exemplo, criar modelos de clusterização e segmentação de ações específicas e de comunicação. Já inteligência artificial é um importante mecanismo que colabora diretamente para para a otimização de processos internos que visam beneficiar tanto clientes quanto parceiros. Um exemplo prático disso são os testes que já estamos realizando para regulação de pagamento de benefícios e que têm se mostrado muito virtuosos.

Quais as ações para difundir mais a cultura de seguro no Brasil?

Esta é a pergunta de um milhão de dólares. Acredito que estamos em um caminho certo de mostrar caminhos para a educação financeira do brasileiro e como o seguro pode ser um importante pilar nesta estratégia. Para isso, é de extrema importância contarmos não apenas com ferramentas de marketing, mas, também, de profissionais atualizados e capacitados para oferecer uma consultoria de qualidade para a sociedade, principalmente quando consideramos o cenário de tanta volatilidade como é o mercado brasileiro.

Quais as tendências do marketing de seguro para os próximos anos?

Para os próximos anos, entendo que há algumas tendências muito fortes, como a melhoria contínua da experiência do usuário tanto em canais digitais quanto offline. Outra aposta que tenho e que já começamos a desenvolver na empresa é a utilização de realidade aumentada como aliada à sensibilização dos nossos produtos e importante forma de contribuir durante o processo de vendas.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS