Mongeral Aegon agora é MAG, marca moderna, atual e com sede de inovação, diz Helder Molina

A companhia cresceu, nos últimos cinco anos, uma média superior a 20% ao ano. Em 2020, prevê 19%

Helder Molina, CEO do Grupo Mongeral Aegon (MAG), chorou algumas vezes no palco do MAGNext, evento que celebra a tradição e discute os desafios do futuro do setor dominado pela tecnologia, conectando todos a uma seguradora de 185 anos que os convidou para saberem mais sobre o futuro promissor do setor de previdência e seguridade no Brasil.

Molina conversou com o blog Sonho Seguro para contar um pouco mais sobre o grupo, que agora tem nova marca, MAG, que une futuro e passado numa sigla simples, curta e eficaz a partir de segunda-feira. “Esse é o começo de um novo passo importante para todos nós”, afirmou.

A Mongeral comemora 185 anos. Como o senhor vê essa centenária companhia?

Nós brincamos que a seguradora é uma jovem senhora. Temos, sim, 185 anos, mas somos uma companhia moderna, atual e com sede de inovação. Isso me fascina e respiramos muito forte esta cultura dentro de casa.

O grupo passou por grandes mudanças nos últimos anos. Como era e como está hoje?

Todas as nossas mudanças ajudaram a fazer com que a gente crescesse ainda mais. Dentre os marcos importantes que tivemos posso citar a desmutualização da companhia e a parceria com a Aegon – que acabou de completar 10 anos em 2019. Hoje somos uma companhia que cresceu, nos últimos cinco anos, uma média superior a 20% ao ano, mesmo em um momento em que o país passou por uma crise e uma recessão. Isto mostra a força do nosso grande barco que consegue navegar muito bem até em mares difíceis.

Qual o valor do investimento em tecnologia neste período?

Muito mais que falar um número frio é mostrar como avançamos nesta questão com exemplos. Posso citar alguns: desenvolvimento do primeiro e-commerce de seguro de vida e previdência do país; elaboração de sistema próprio da companhia; desenvolvimento da ferramenta de digitalização das vendas, e até ações envolvendo machine learning. Tudo isso com um único foco: melhorar ainda mais a experiência dos nossos clientes e parceiros. Isto muito me orgulha.

A mim também. Estou muito orgulhosa de tudo que vi nesses dois dias. Quais os desafios em 2020?

Nós temos uma série de desafios para frente. O primeiro deles, sem dúvida, é expandir ainda mais a oferta dos nossos produtos e serviços. Também entendo que este será um ano para testarmos e evoluirmos em assuntos relacionados aos novos marcos regulatórios, como sand box e seguros on demand.

E para o Brasil?

O Brasil tem alguns desafios importantes na pauta de 2020. O primeiro deles é dar sequência à pauta de reformas que o governo iniciou ano passado. Entendo que isso contribuirá para o crescimento do país e retomada do emprego, outros dois importantes tópicos para este ano.

A oferta do seguro de vida hoje já chega na palma da mao do cliente. O senhor acredita que o brasileiro já entende a importância deste produto?

Sim. Ainda não igual a mercados maduros, como Estados Unidos e Japão, mas já evoluímos bastante. A reforma da previdência, no ano passado, contribuiu para que o brasileiro passasse a se preocupar mais e pesquisar meios de se planejar para o futuro.

Qual a principal resistência percebida para a compra do produto?

Hoje o principal desafio é justamente tangibilizar a importância do seguro de vida. Por isso, trabalhamos fortemente em uma consultoria de qualidade e temos toda uma estrutura de apoio e suporte dentro de casa para proporcionar a melhor experiência.

Você acha que os produtos ofertados cabem no orçamento da classe C e D?

A Mongeral Aegon tem soluções para todos os perfis de clientes e bolsos. Como atuamos com consultoria personalizada, o valor investido é proporcional à necessidade e, consequentemente, à capacidade financeira.
Desta forma, entendo, sim, que há muito espaço para atuarmos neste mercado.

Quais os próximos passos da Mongeral para se manter inovadora?

Vamos continuar a fomentar dentro de casa a cultura da inovação junto aos nossos públicos de contato. Temos dois programas fortes de inovação, um em parceria com a PUC-RJ e com o IRB; outro voltado para os colaboradores. Também participamos dos mais importantes fóruns de inovação do mundo, como na Singularity University, Estados Unidos, e o RISE, na China. Isto é fundamental para estarmos conectados às tendências mais modernas de mercados maduros em avanços de inovação.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS