SIS Soluções cresce 9% no ano e prevê um 2020 melhor com inovação em produtos e serviços

Com a criação da SIS Mobile e da Neo Business Solution, o Grupo SIS completa a plataforma de tecnologia para o mercado segurador

O Grupo SIS Soluções, que provê soluções de venda, pós-venda e regulação de sinistros para os mercados segurador e varejista, comemora crescimento de 9% em 2019, mantendo a trajetória de expansão dos últimos anos, segundo contou o presidente da companhia, Paulo Peret, ao blog Sonho Seguro. O grupo já conta com nove clientes de seguros, com uma média de 90 mil processamentos de vendas e 20 mil sinistros atendidos mensalmente.

Além de manter clientes de peso como Bradesco, Mapfre, Mitsui, Sura, Zurich, entre outros, o grupo conquistou a seguradora italiana Generali, o que alavancou o crescimento e abriu novas perspectivas para o futuro.  “Passamos a auxiliá-la no processo de captação de vendas até a regulação do sinistro, abrindo ainda mais oportunidades de crescer com a parceria”, afirma Peret.

Outro ponto importante para o crescimento da SIS foi dar vida própria a duas unidades de negócios, a SIS Mobile e a Neo Business Solution. A SIS Mobile é especializada em soluções para celulares, que incluem reparo do aparelho, venda de acessórios, suporte técnico e gestão de aparelhos novos e remanufaturados, que conta com garantia de seis meses, o dobro da ofertada pelos concorrentes de mercado. Também integra o portfólio de soluções o programa de buy back presente e futuro, serviço inovador que fideliza o consumidor ao oferecer desconto na troca do aparelho usado por um novo.

A SIS apostou na tecnologia para disponibilizar, através do seu portal, um markeplace personalizado, para cada seguradora, onde o cliente escolhe o produto para reposição. “Nossa preocupação está em tornar a experiência do cliente mais positiva, sobretudo no momento delicado de uma perda”, afirma o executivo.

“Esse negócio tem potencial para caminhar sozinho, mas com total sinergia com a operação da SIS Serviços, que está focada em regulação de sinistros e atendimento ao consumidor. Além dos ganhos que vamos capturar com essa empresa, estamos propiciando maior rentabilidade às seguradoras clientes”, afirma Peret.

Outra novidade é a Neo Business Solution, plataforma de soluções focada nos segmentos de seguros e varejo que tem como proposição de valor desenvolver produtos e serviços que contribuam para a conversão de venda de seguros massificados, como roubo e furto de celular, garantia estendida, acidentes pessoais, prestamista, entre outros.  “Com a criação da Neo Business Solution o Grupo SIS torna-se a mais completa plataforma tecnológica do mercado, oferecendo soluções que vão da venda de seguro à liquidação completa do sinistro, nos mais variados ramos de seguros de forma 100% digital”, conta Marcello Diorio, vice-presidente do Grupo SIS e responsável pela Neo Business Solution.

Outro nicho de negócio com grande potencial de expansão é o serviço que envolvem danos elétricos no seguro residencial. Trata-se de um nicho de mercado que já é sucesso em outros países há uma década e que no Brasil começa a se consolidar. Além de indenizar o cliente, A SIS faz o serviço de reparo ou substituição do equipamento, evitando que o cliente tenha de correr atrás de orçamentos. Tem companhias que pedem até três orçamentos para autorizar o conserto do equipamento.

“Antes, só havia regulação de mesa – orçamento e indenização. Hoje, o mercado entende que o reparo e a substituição são soluções mais interessante para todos. O consumidor tem o problema resolvido com mais comodidade e a seguradora aumenta a rentabilidade da carteira, graças à redução do custo médio e mitigação de fraudes. Aumentamos em 400% o volume de sinistros administrados”, comenta Peret. Segundo ele, o custo médio do sinistro recuou mais de 20% e houve significativa redução das fraudes. Com essa proposta de valor, além da Mitsui,  Bradesco e Mapfre passaram a ser clientes também nesse ramo e há outras operações para iniciar.

Peret lembra ainda que linhas tradicionais como Garantia Estendida e Proteção Financeira também cresceram e o produto de Roubo e Quebra Acidental está ganhando cada vez mais relevância, puxado pela percepção de risco e pelo incremento da venda de novos e pela expansão do mercado de seminovos. 

Para 2020, o grupo já tem no forno diversos produtos e serviços para alavancar o crescimento. “Se 2019 foi bom, 2020 e os anos seguintes serão melhores ainda”, diz Peret com grande empolgação com os planos futuros do grupo. “Todos eles têm a concepção de facilitar a vida dos nossos clientes, aderentes às necessidades dos negócios, como encantar o cliente final, reduzir custos e mitigar fraudes”, diz.

No alvo da SIS estão seguradoras, corretores, bancos digitais, plataformas de investimentos e redes varejistas para as quais oferece uma solução completa e digital para a comercializar e distribuir produtos de seguros, que vão desde a apresentação, precificação, cobrança, emissão de certificado, gestão e atendimento dos sinistros. “Nosso propósito é buscar solução para o mercado se rentabilizar, dando suporte para seguradoras que queiram entrar em novos mercados.

O otimismo de Peret vem tanto das projeções de economistas para 2020, de que a economia do país vai trilhar um caminho melhor do que 2019, bem como pelo potencial ainda a ser explorado em todos os segmentos de seguros devido ao baixo consumo per capita. “Os economistas afirmam que o próximo ano será mais positivo. Com crescimento do PIB, tudo se movimenta e seguros geralmente tem um ritmo mais intenso, pois há muitas oportunidades para explorar dentro dos segmentos como residencial, auto, condomínio e seguros massificados, principalmente com o produto celular, com mais de 220 milhões de aparelhos que já compõem esse mercado. Ainda tem muita solução para ser desenvolvida no campo de aparelhos usados com inovação e tecnologia”. 

Segundo ele, quando o consumidor compra um celular novo, o vendedor já oferece a possibilidade de dar o usado para obter desconto. O empenho da SIS, que já atua neste segmento de usados na Novo Mundo e Ricardo Eletro, é agregar mais tecnologia para evitar que o vendedor perca tempo na negociação. Além do varejo, as seguradoras têm colocado como opção nas apólices a reposição de aparelhos remanufaturados. “Eles ficam novos, tem todas as características de um aparelho novo, com garantia de seis meses, o dobro da oferta que concorrentes oferecem”, afirma.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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