IRB lidera ranking de resseguro, com 35,4%

O IRB Brasil Re segue líder isolado no mercado de resseguro brasileiro com 35,4% de participação. O conjunto das demais resseguradoras com sede no Brasil possui participação de 8%, superior a das resseguradoras francesas, inglesas ou espanholas, segundo estudo divulgado pela resseguradora Terra Brasis. 

“Graças ao esforço da Susep e através de um pedido conjunto da Associação Nacional das Resseguradoras Locais (AN-Re) e da Federação Nacional das Empresas de Resseguro (Fenaber), foi recentemente disponibilizado ao mercado os dados referentes as resseguradoras admitidas e eventuais. Aliadas as informações da resseguradoras locais, que já eram divulgadas anteriormente, é possível pela primeira vez confeccionar um ranking completo dos participantes de mercado”, citou Rodrigo Botti, CEO da Terra Brasis, no estudo.

Segundo o levantamento, o número de resseguradoras com envolvimento relevante no mercado brasileiro é muito menor do que comumente se imagina. Apesar de existirem mais de 100 entidades autorizadas a operar em resseguro no Brasil, quatro grupos econômicos recebem mais de 50% do resseguro cedido, 10 grupos recebem cerca de 75% do volume e 21 grupos cerca de 95%; 15 dos 20 grupos mais relevantes possuem resseguradora local, detendo 81% de participação de mercado.

Os grupos resseguradores com sede no Brasil lideram o mercado com 43,4% de participação. Os Estados Unidos (14,6%) e a Alemanha (14,1%) são os principais parceiros internacionais, seguidos de Suíça (9,2%), França (6,3%), Inglaterra (4,6%) e Espanha (4,6%). 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS