MATÉRIA ATUALIZADA DIA 12 DE MARÇO ÀS 19:28
As redes sociais WhatsApp e Instagram neste final de semana e nesta segunda-feira foram inundadas por vídeos que mostram os prejuízos causados pelas chuvas. Em São Paulo e no grande ABC a tempestade causou mortes, prejuízos e instalou o caos tanto para famílias como para empresas.
Segundo dados do Governo do Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros atendeu 1.267 ocorrências relacionadas às chuvas na Região Metropolitana de São Paulo entre domingo e às 20h00 de segunda-feira (11 de março). Diversos vídeos mostram carros saindo pela varanda de condomínios, veículos zero quilômetro que estavam à venda em concessionárias submersos, linha de produção da Mercedes-Benz com mais de um metro de água, supermercados inundados com produtos encharcados, casas destruídas, desde mansões até barracos soterrados por deslizamentos. O estádio do Morumbi, que se recuperava de perdas ocorridas há duas semanas, novamente foi atingido neste final de semana.
Mas infelizmente nem todos tem seguro. Um dos vídeos compartilhados nas redes sociais foi do apresentador Otávio Mesquita, que teve parte da sua mansão no Morumbi completamente destruída pela tempestade. As imagens mostram que a lama tomou conta do local e destruiu uma série de móveis e objetos, inclusive obras de arte. O apresentador disse ao Estadão que a residência não tinha seguro. “Não tinha seguro. Havia me esquecido e que isso seja uma dica pra todos! Façam seus seguros das suas casas!”, alertou.

“Infelizmente é na hora da dor que as pessoas pensam no seguro”, comentou Jarbas Medeiros, presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) e superintendente de ramos elementares e transporte da Porto Seguro. Não se tem números consolidados sobre pedidos de indenizações e atendimentos solicitados e realizados, mas pelas conversas com seus concorrentes, Medeiros afirma que todos sentem que o aumento de pedidos de indenizações esta na categoria “severo”. Dados gerais devem ser divulgados apenas no final de março.

“Nesta segunda-feira foi realmente o ápice de acionamentos de clientes de seguradoras de vários segmentos, como residencial, condomínio, empresas e automóvel”, afirma o executivo. Segundo o executivo da FenSeg, desde dezembro o volume de indenizações tem aumentado significativamente por conta de vendavais, raios e neste fim de semana por inundações. As tempestades derrubam árvores, muros, destelham casas e carregam diversos objetos. Na Porto Seguro, por exemplo, nos segmentos de seguro residencial, empresarial e condomínio, houve aumento de 48% nos avisos de sinistro neste início de ano, sem considerar alagamento nos seguros empresarial e residencial, cobertura não ofertada pela Porto Seguro nessas modalidades.
Além dos danos físicos ao imóvel, os atendimentos são para terceiros e principalmente por prejuízos com a falta de energia. “Quando a energia volta, ela vem com força e acaba queimando desde aparelhos domésticos como sistemas de segurança das empresas”, cita Medeiros. Só no dia 10 de janeiro foram contabilizados mais de 24.298 raios na Grande São Paulo, segundo a Climatempo.
No entanto, as seguradoras estavam preparadas para isso. “Esses eventos climáticos são os efeitos do El Niño, com chuvas rápidas e isoladas que acontecem em diversas áreas do Brasil, e nesta última semana atingiu com mais força a região Sudeste”, acrescentou Medeiros, em entrevista ao blog Sonho Seguro.

Além de se prepararem em termos financeiros para enfrentar um aumento de pedidos de indenizações previsto por alterações climáticas, as seguradoras contratam resseguro, o seguro das seguradoras, e também acionam o plano de atendimento para crises, como chamam o caos desta segunda-feira. “A prioridade é ter um grande número de guinchos e especialistas para atender os segurados e assim ajuda-los a evitar perdas maiores. Todas as seguradoras mobilizaram equipes em várias regiões da cidade para agilizar o máximo o atendimento”, garantiu Medeiros.
#ficaadica – Medeiros alerta para a correta contratação do seguro. “Muitas vezes as pessoas se preocupam apenas com danos ao imóvel e esquecem do conteúdo, que pode ser totalmente perdido com a entrada de água por inundação ou destelhamento”.
A SulAmérica informa que a operação está atuando em contingência, com reforço na central de Assistência 24 Horas e acompanhamento dos casos de alagamento para garantir o melhor fluxo de trabalho. “Ainda, com a flexibilidade de sua operação, a SulAmérica também deslocou, por exemplo, guinchos do litoral de São Paulo para a região do ABCD”, traz a nota.
A Sompo Seguros criou uma estrutura especial para atender às ocorrências relacionadas aos sinistros que venham a ser registrados por conta das fortes chuvas que atingiram a região da Grande São Paulo desde a noite de 10 de março. “No período entre outubro e março há um aumento das ocorrências de sinistros por alagamentos que afetam segurados principalmente dos ramos Automóvel, Residencial, Condomínio e Empresarial. Nossa equipe já conta com uma infraestrutura para dar suporte ao aumento na demanda em casos dessa natureza a fim de agilizar o processo de indenização”, observa Andreia Paterniani, diretora da área de Sinistros da Sompo Seguros.
A Mondial Assistance, empresa especializada em assistência 24h, registrou o volume de 47% e 36% nos dias 10 e 11, além das ocorrências habituais. O levantamento aponta que a travessia de vias alagadas e a permanência de todos os acessórios e funções do carro em atividade, mesmo enquanto o veículo fica, por horas, parado em um congestionamento ou aguardando o nível da água baixar, foram as principais causas dos atendimentos.
“Para manter a excelência do serviço oferecido aos segurados, mesmo em um período de adversidade, reforçamos o contingente interno e a logística de reboques. Prestadores de outras regiões foram acionados para suprir as necessidades de todos aqueles que buscaram auxílio imediato”, afirma o diretor de Operações da Mondial, Adriano Reginaldo.
Os corretores tem ajudado muito a agilizar o atendimento. O corretor Boaz Torres postou nas redes sociais. “Alertamos que o segurado precisa comunicar imediatamente o corretor caso haja alagamento. Não fazer a remoção do veículo por conta própria do local porque a seguradora pode alegar que houve agravamento de risco”, informa o texto postado no Instagram.
O que o seguro cobre – Segundo Medeiros, as seguradoras disponibilizam cobertura para danos causados por tempestades, raios e inundações. No entanto, cada caso é um caso. “É preciso ver o que cada cliente contratou”, diz ele, acrescentando que ano após ano as pessoas estão mais conscientes dos riscos. “Temos contabilizado um aumento de dois dígitos nos seguros residencial e empresarial, com as pessoas percebendo a relação custo benefício de se ter um seguro. Mas a penetração de seguros no Brasil é baixa. Em residencial, por exemplo, o crescimento tem sido acima de 10% ao ano, porém menos de 15% têm seguro. Em São Paulo o número de imóveis segurados passa de 20%. Ou seja, 80% não tem seguro”, diz.

Jaime Soares, diretor de automóvel da Porto Seguros, respondeu as seguintes questões para ajudar a esclarecer os segurados, que sempre têm dúvidas sobre como proceder em caso de um acidente.
Seguro de carro e casa cobrem possíveis prejuízos com as enchentes?
O seguro de automóvel e o seguro para residência são personalizados de acordo com o perfil e as necessidades de cada cliente. Dependendo das coberturas contratadas, no caso do seguro de automóvel, especificamente, ele estará, sim, protegido contra possíveis prejuízos causados pelas enchentes ou alagamentos. No seguro para carro, por exemplo, caso o cliente opte pela cobertura mais completa, ele terá essa cobertura garantida – desde que não se exponha ao risco (o motorista passar por uma rua já alagada, por exemplo). Ao optar pelas coberturas adicionais, ele ainda conta com a higienização do carro, que garante a limpeza do estofamento, desde que o sinistro não atinja o valor da franquia.
No caso de seguro de carro, quando há perda total, qual o procedimento que o segurado deve tomar, qual o prazo para ser ressarcido? É cobrada franquia?
Se o cliente for surpreendido com alagamentos e inundações, ele deve, o quanto antes, abrir um aviso de sinistro. Na Porto Seguro, isso pode ser feito pelo aplicativo Porto Seguro Auto. Além destes canais, ele pode contar com o apoio do seu Corretor nesse procedimento, que o ajudará na intermediação com a seguradora. A indenização, por lei, deve ser feita após a comunicação do sinistro em até 30 dias a partir do cumprimento de todas as exigências por parte do segurado, ou seja, envio das documentações solicitadas pela seguradora. Entretanto, buscamos indenizá-lo o quanto antes.
Como o segurado pode solicitar serviços nestes casos e o que ele deve fazer caso seja surpreendido pela enchente?
No caso do Porto Seguro Auto, disponibilizamos canais diversificados para atender o cliente em momentos como este. Além do contato com o Corretor, para o acionamento do guincho, disponibilizamos o Aplicativo Porto Seguro Auto, o link SOS Porto Seguro. A seguradora encaminhará o guincho que estiver mais próximo ao local, para prestar todo o suporte ao segurado, tirará as fotos para registrar o ocorrido e encaminhará o veículo para vistoria e análise do sinistro.
Caso seja surpreendido pela enchente, o que o segurado deve fazer?
Não tente dar a partida no veículo se ele “morrer” ou se o motor for atingido pela água e mantenha o ar-condicionado do veículo desligado. Com esses procedimentos, você evita danos ao motor
Nos carros equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição “1”. Dessa forma, o veículo não desenvolve tanta velocidade e é possível imprimir uma rotação maior ao motor
Nunca atravesse vias inundadas, pois elas podem conter buracos ou outros obstáculos encobertos pela água, além de existir a possibilidade de aquaplanagem. Também há o perigo de o veículo flutuar e ser arrastado pela enxurrada, o que coloca em risco a segurança do motorista e de seus acompanhantes
Parabéns, Denise.
Sempre bem informada. Parabéns pelo excelente trabalho. Contamos com você ao longo do ano. Será um ano com muitas novidades. Temas de grande relevância para o mercado e o país serão discutidos ao longo do ano. Estão aí a reforma da previdência, o aumento do nível de exigências dos órgãos supervisores, impondo um nível mais elevado de tecnicidade. Estão aí: a reforma da previdência, as normas de exigência de capital para o mercado de saúde, o IFRS 17 entre outros. Enfim, contamos com você sempre nos munindo de informações relevantes. Um abraço!