Depois de meses em negociação, o banco espanhol Santander e o grupo segurador suíço Zurich anunciaram hoje a criação de uma holding para a venda de seguros por 25 anos em cinco países da América Latina, sendo o Brasil o maior mercado da região. Esta parceria, avaliada em US$ 3,2 bilhões, reforça a atuação dos dois grupos na região e deverá incomodar a concorrência.
A Zurich, com o controle de 51% da nova empresa, ganha 5,6 mil agências do Santander para vender seguros. Já o Santander, com 49% do capital da holding, ganha produtos sofisticados do grupo suíço e 51% do valor da negociação no ato da assinatura. Os recursos serão usados para reforçar o caixa do banco espanhol. Os segmentos de automóvel e de capitalização ficaram fora do acordo.
Veja abaixo o comunicado:
O Grupo Santander e a seguradora Zurich Financial Services Group chegaram a um acordo para formar uma parceria estratégica que potencializará o negócio de seguros nos cinco mercados chave para o Grupo na América Latina: Brasil, Chile, México, Argentina e Uruguai.
A parceria combina a experiência e a liderança da Zurich no desenvolvimento e gestão de produtos de seguros com a forte capacidade de distribuição do Banco Santander, a franquia líder na região. Após esse acordo, o Santander reforçará sua oferta comercial de seguros de vida, previdências, crédito e gerais, através de sua rede de mais de 5.600 agências nesses cinco mercados. Com isso, prevê incrementar de forma significativa sua receita relativa à distribuição de produtos de seguro, que, em 2010, atingiu US$ 972 milhões.
“Com essa parceria, os clientes do Santander serão beneficiados por um catálogo de produtos de seguros bancários mais amplo e inovador, gerenciado por um líder global. O acordo permitirá a aceleração de nosso crescimento no segmento de seguros, combinando os pontos fortes de cada sócio”, diz Javier Marín, diretor geral responsável pela divisão de Banco Privado Global, Gestão de Ativos e Seguros do Banco Santander Espanha.
O Santander criará uma holding para integrar a produção de seguros na América Latina. A Zurich adquirirá 51% do capital e ficará responsável pela gestão das empresas. O Santander manterá 49% do capital dessa holding e assinará um acordo de distribuição para a venda de produtos de seguro em cada país durante 25 anos.
As unidades de seguros do Banco Santander nesses cinco mercados geraram prêmios de US$ 4,2 bilhões em apólices de vida e 574 milhões de dólares em apólices de não vida em 2010, ao passo que as da Zurich aumentaram para US$ 670 milhões em vida e para US$ 1,3 bilhões em não vida.
A operação, que inclui as empresas de seguros da América Latina e os acordos de distribuição, foi avaliada em US$ 3,2 bilhões. A Zurich pagará ao Santander, na data de fechamento da operação, 51% do referido valor, US$ 1,6 bilhões. Além disso, o acordo inclui pagamentos diferidos em função do cumprimento do plano de negócio nos próximos 25 anos e de um esquema de proteção caso sejam produzidos cumprimentos inferiores ao mesmo.
Esta operação, que está sujeita às autorizações pertinentes dos diferentes reguladores, gera ao Grupo Santander, pelo conjunto das receitas a que se refere o parágrafo anterior, acréscimos por quantia de 1,210 bilhões de dólares, que serão destinados ao reforço do saldo do Banco na Espanha.
No Brasil – De acordo com José Paiva Ferreira, vice-presidente executivo sênior de Varejo do Santander Brasil, os benefícios originados nessa parceria fortalecerão o negócio do banco no País especialmente por conta do elevado grau de complementaridade existente entre as duas empresas. “A maior parte dos produtos oferecidos pela Zurich não está no portfólio da Santander Seguros, que tem uma atuação bastante focada em produtos simples de vida e previdência. Com a união, esperamos poder enriquecer nossa oferta de produtos financeiros mais sofisticados, dado que a Zurich tem uma oferta completa de seguros para todos os ramos de atuação.”
Para o diretor executivo de Seguros do Santander Brasil, Gilberto Abreu, a novidade trará vantagens diretamente ao cliente final. “O Santander possui grande capilaridade e capacidade de distribuição, enquanto a Zurich tem expertise diferenciada no desenvolvimento de produtos. O encontro desses atributos significa que o consumidor terá acesso mais fácil e a um portfólio de seguros mais variado”, finaliza.