A Kakau fechou uma parceria com a seguradora Essor, do grupo francês Scor, para a venda de seguros de bicicletas normais e elétricas na plataforma da insurtech. Os novos produtos devem entrar no aplicativo da Kakau em março, quando a estreia a campanha de vendas para divulgar tanto a insurtech como também os produtos. “Estamos muito satisfeitos de ter a Essor como parceira. Ela tem uma operação enxuta, atua em segmentos que nos interessam e com tecnologia de ponta que nos possibilita ter uma grande sinergia”, disse Marcelo Torres, um dos três sócios da Kakau.
Segundo executivo, a parceria contempla dois produtos, mas a expectativa é de que novos seguros, como de patinetes, sejam desenvolvidos para entrar no ar ainda neste ano dentro do projeto micro mobilidade que é um dos nortes da insurtech. “A mobilidade é um tema muito próximo do nosso negócio e certamente teremos muitas novidades daqui para frente”, contou ele ao blog Sonho Seguro.
Uma das coisas que tem inibido o avanço das insurtechs no Brasil é o fato das seguradoras ainda precisarem desenvolver sistemas que conversem com as novatas de seguros. Tecnicamente, o termo APIs, sigla que vem do inglês Application Programming Interface, é o mais citado entre as prioridades de investimentos. As APIs são uma série de padrões e rotinas que visam otimizar as funcionalidades de distintos aplicativos. Dentre os diversos benefícios que essa utilização oferece, está a integração entre softwares em si, que permite abrir espaço para o desempenho de funções sem necessariamente ter a intervenção humana.
A Kakau é um plataforma 100% digital do Brasil, que utiliza a tecnologia para simplificar a aquisição e o uso da cobertura escolhida, e que tem à frente de sua operação, três fundadores. “Nossas experiências prévias em outros mercados foram essenciais para conseguirmos criar uma plataforma única”, explica o CEO Henrique Volpi. “Temos muito orgulho de tudo o que já fizemos, mas temos o sonho de levar a Kakau para um número ainda maior de brasileiros. Todos merecem o direito de proteger seu patrimônio sem burocracia ou preços abusivos”, comenta.
Volpi realizava um curso sobre Fintechs no MIT, e as InsurTechs foram o tema do seu projeto de conclusão de curso. Henrique é formado em Administração pela PUC-SP e possui especialização em liderança do futuro pela Singularity University. Apaixonado pelas novas tecnologias, como Machine learning e Big data, trabalhou nas áreas de TI de empresas como BMC, EMC Dell e Servicenow. Foi ele quem convidou os outros dois sócios e co-fundadores para começarem um negócio que revolucionaria o mercado de seguros do Brasil.
Torres trouxe à Kakau conhecimentos em seguros e produtos, através dos seus mais de 20 anos neste setor. Começou sua carreira em Marketing e Vendas na American Express e depois entrou no mercado de Seguros, onde trabalhou para empresas como SulAmérica, Itaú, Generali, AIG e XP Seguros.
Diogo Russo completa o time de co-fundadores. Formado em Design Multimídia pelo Instituto Europeu de Design, ele possui grande experiência em Marketing (certificado pela OMCP através da Simplilearn), Robótica global e Realidade virtual e aumentada. Durante dois anos consecutivos participou de um grupo de estudos em Inteligência Artificial na Universidade OCAD, em Toronto (Canadá), liderado pelo FITC (Future. Innovation. Technology and Creativity).
A Essor, que tem como slogan “A seguradora da inovação”, trabalha com seguros para atender diversos segmentos da economia como agronegócios, construção civil, empresas de logísticas, marítimos, rodoviários e entre outros.