Quem acordou cedo neste domingo de garoa em São Paulo para ir participar do Passeio Ciclístico promovido pela Bradesco Seguros, em São Paulo, se divertiu muito e vai começar a semana de bem com a vida. O encontro reuniu mais de 1 mil pessoas. Segundo comunicado do grupo, a pedalada fez parte das comemorações do 1º ano da CicloFaixa de Lazer, projeto patrocinado pela Bradesco desde a inauguração e que integra os parques das Bicicletas, do Povo e Ibirapuera. Entre os participantes, estavam os atores Carlos Casagrande, Fábio Vilaverde , as atrizes Fernanda Pontes e Thais Pacholek e o apresentador Thunderbird. Também eu, meu marido, minha filha e o Altamiro estavamos lá com a equipe de imprensa da Bradesco Seguros.
Em um ano de atividade, a CicloFaixa atraiu 728 mil pessoas, que pedalaram em 52 domingos entre os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas. E em breve os ciclistas poderão pedalar por mais 10 quilômetros, pois já está prevista a extensão ao atual percurso, incluindo os parques Villa Lobos e Cidade Universitária. Inaugurada em 2009, a CicloFaixa recebe em média 14 mil pessoas por domingo, das 7 horas às 14 horas, nos trechos que somam 10 quilômetros nos dois sentidos. Em dias ensolarados, o contingente chega a 20 mil pessoas.
Além de contribuir para a qualidade de vida dos paulistanos, a CicloFaixa tem estimulado a integração familiar e social. São frequentes relatos de pessoas dizendo que há anos não tiravam suas bicicletas da garagem e, com a CicloFaixa, mudaram seus hábitos de domingo, especialmente para pedalar com as famílias, público predominante a partir das 09 horas. Antes desse horário, é mais comum encontrar jovens e esportistas pedalando.
“Os resultados nos deixam satisfeitos porque mostram a grande adesão dos paulistanos ao projeto. O que nos leva a expandir e proporcionar mais lazer ao público”, afirmou Enrique Adan, diretor de marketing do grupo Bradesco Seguros, o último a fazer discurso antes da largada.
Recente pesquisa realizada pela Fabra & Quinteiro Publicidade com cerca de 500 pessoas, nos três trechos da CicloFaixa, confirma que o paulistano está pedalando mais e com frequência. Entre os entrevistados, a maioria (76%) respondeu que passou a pedalar mais; 60% disseram que pedalar passou a ser um hábito e igual percentual afirmou que utiliza a CicloFaixa todos os domingos. A enquete confirma, ainda, o poder agregador da iniciativa, tendo em vista que 86% das pessoas revelaram pedalar na companhia de maridos e/ou esposas.
Outro aspecto importante é que quase a totalidade dos entrevistados (94%) considera importante a existência de ciclovias na cidade de São Paulo. “Pedalar não apenas faz bem à saúde, mas também é uma prática de bem-estar integral e vida saudável, fatores essenciais no aumento da longevidade”, afirmou Enrique Adan.