ARTIGO: O ciclo de um executivo de seguros

por Túlio Fumis, Associate Partner na Page Executive e líder para as áreas de serviços financeiros e seguros. Foi executivo sênior e consultor em seguradoras nacionais e multinacionais desde 1998

Caros leitores, no mês passado, comecei uma série de artigos para este blog e escrevi sobre o orgulho de ser um profissional de seguros. Hoje compartilho com vocês um pouco do que chamo do “ciclo de um executivo de seguros”.

Antigamente, um colaborador passava quinze, vinte ou trinta anos em uma mesma empresa. Buscar um novo desafio ou mudar de “firma” era muito menos frequente do que ocorre atualmente em todos os níveis organizacionais. Empreender então era para um grupo muito pequeno. Hoje, estar em transição ou em busca de novas e melhores oportunidades faz parte da vida de qualquer pessoa que se encontra inserida no mercado de trabalho.

Dentro desta nova dinâmica, gostaria de apresentar para vocês algumas dicas que podem ajudá-los na busca de um novo desafio. Uma vez que o assunto é vasto, apresentarei o tema dividido para que possamos refletir com mais propriedade sobre cada item.

Abaixo um resumo do que será apresentado nos próximos meses:

Tendências – a Page Executive acaba de finalizar um estudo mundial (Eight Executive Trends for 2018 – Leadership in a Transforming World) sobre tendências para o futuro, que se encaixa muito bem para o mercado segurador. Para alguém que busca novos rumos em sua atividade, é muito importante entender as tendências do setor para que possa preparar-se ou atualizar-se de modo a agregar valor para um futuro empregador.

Busca de novo desafio – uma vez que entendam quais são as tendências do setor de seguros para o futuro, será necessário preparar uma estratégia de busca. Vamos entender um pouco quais as maneiras de se aproximarem de uma empresa alvo, modos de contato, prós e contras de cada ação e dicas adicionais.

Elaboração de CV – após identificar suas preferências e definir os métodos de aproximação, devemos preparar um CV (Curriculum vitae) que represente realmente quem você é, seus resultados e o que você procura, de modo resumido, porém claro. Embora possa parecer simples, a preparação de um bom CV exige algumas reflexões importantes que podem fazer toda a diferença em um mercado exigente e competitivo.

Preparação para entrevistas – Ótimo! Foi chamado para uma entrevista ou um “bate-papo” com alguém? E agora? O que fazer? No artigo, irei comentar sobre alguns pontos que devem ser levados em consideração para que um profissional da área de seguros chegue preparado e confiante para uma conversa saudável com recrutadores, influenciadores ou executivos.

Postura em entrevistas – Não somente estar preparado e confiante para uma conversa irá fazer com que seu interlocutor fique impressionado com você. A maneira como vai se portar durante a entrevista, o tipo de pergunta e o modo como você se coloca em relação a diversos assuntos será determinante para uma reunião favorável.

O conceito 3M – Neste tópico, irei explicar sobre um conceito que criei e que serve para que cada profissional possa, de maneira simples, clara e eficiente, refletir sobre o seu futuro, sinergia de valores pessoais com os valores de um empresa e fatores que devem ser levados em conta na tomada de decisão para próximos passos na carreira e no mercado segurador.

Portanto caro leitor, pelo exposto acima, convido todos vocês a acompanharem pelos próximos meses a série de artigos que talvez possa ajudá-los a terem mais conceitos e embasamento para possíveis tomadas de decisões quando uma oportunidade aparecer na sua frente.

Atualmente liderando a área de serviços financeiros e seguros na Page Executive (PageGroup), compartilharei mensalmente com o blog dicas sobre tendências, carreira, CVs, entrevistas e outros assuntos relacionados a recrutamento e seleção, voltados para empresas e profissionais de seguros.

Até breve!

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS