Acontece nesta manhã o V Fórum da Longevidade no Hotel Unique, em São Paulo, organizado pela Bradesco Seguros e Previdência. Estão previstos mais de 500 convidados e a presença de toda a cúpula do conglomerado. Como em todos os anos, o grupo trouxe palestrantes internacionais com temas atuais e modernos para promover o debate de vários assuntos que envolvem o envelhecer com qualidade de vida.
A preocupação do grupo é em proporcionar a população brasileira informações vitais para ter um velhice mais saúdavel. Uma preocupação fundamentada, tendo em vida que o Brasil envelhece. Em 2000, a proporção de pessoas com mais de 60 anos era de 9% da população; em 2008, chegou a 11%. Em 2025, essa proporção será de 22% e deve ultrapassar 29% em 2050.
Entre os palestrantes temos o médico Makoto Suzuki, que abordará o tema “Os longevos de Okinawa”, a província considerada “capital mundial” da longevidade. O especialista e diretor do Okinawa Research Centre for Longevity Science é o principal pesquisador do Okinawa Centenarian Study há 30 anos – portanto, um pioneiro no estudo da longevidade no Japão.
Logo em seguida, sera a vez do Dr. Emilio Moriguchi, professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUC em Porto Alegre, falar sobre “Longevidade no Brasil e no Japão”.
“O Desafio de Envelhecer Ativo: na Sociedade e nas Empresas, com Saúde”, sera o tema da palestra do gerontologista Alexandre Kalache, ex-diretor do programa de Envelhecimento e Saúde da OMS. Desde então, atua como consultor de diversas instituições internacionais, como o World Economic Forum e a New York Academy of Medicine. Ao lado de Kalache estará a geriatra e gerontóloga Andrea Prates, coordenadora executiva do Centro Internacional de Informações para o Envelhecimento Saudável; do preparador físico Lauter Nogueira, comentarista esportivo e coordenador técnico do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros; do psicanalista Contardo Calligari doutor em Psicologia clínica e colunista da Folha de S.Paulo.
Os convidados do seminário também poderão ouvir o relato da neurocientista americana Jill Taylor, que se recuperou totalmente de um derrame que a fez perder as funções do lado esquerdo do cérebro, há 13 anos. Ela é autora do livro “My Stroke of Insight” (publicado no Brasil como “A cientista que curou seu próprio cérebro”, da Editora Ediouro).
Sou cliente do Bradesco Prime,agência 2385,S.P.,capital.Tambem sou medico geriatra,e co-fundador da SBGG.Estranho não ter recebido convite para participar deste Forum,que só tomei conhecimento pelo jornal da 3ª idade. Tenho um livro publicado em S.P. “Como transformar a 3ª idade na melhor idade” Favor redgistrar e ver meu sit: http://www.medicogeriatrasp.com.br. Atte. Dr. Luiz Freitag
Tenho acompanhado com interesse os Foruns do Bradesco, mas infelizmente só após o seu término, pois nunca consegui saber a data do acontecimento com antecipacão suficiente para comparecer, se é que ele é aberto para o publico. Sou medica geriatra e gostaria de receber instrucões para poder assistir o próximo e saber se há acesso na internet para as palestras proferidas.Obrigadda