Cesvi Brasil/Mapfre investe em Inteligência Artificial para lançar “Smart”

Usar a tecnologia a favor do cliente. Foi isso que motivou o Cesvi Brasil/Mapfre a investir e lançar na semana passada a Smart, uma funcionalidade do sistema Órion Orçamentos para os mercados segurador e reparador. Com o uso da Inteligência Artificial, a nova ferramenta agiliza a realização de orçamentos de veículos realizados por oficinas e por peritos.

O Blog Sonho Seguro foi conversar com Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi Mapfre, para entender melhor esse diferencial da Smart com utilização de um banco de dados técnico e especializado com mais de 1 milhão de sinistros. “Na comparação com a forma tradicional de orçamento, a Smart reduz o tempo em 47% e o número de cliques em 42%”, afirma o executivo.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

Como você define o Sistema Órion?

O Órion é uma solução on-line, integrada e completa para a gestão de sinistros. Ele oferece às oficinas a melhor ferramenta de orçamento eletrônico de reparo do mercado e proporciona uma solução que simplifica o processo para as seguradoras e reguladoras a partir do acionamento do cliente nos diferentes canais de comunicação da companhia (central de atendimento, APP, web e outros). Agora o Cesvi Brasil/Mapfre apresenta uma funcionalidade inovadora para a aplicação, a Smart, que oferece mais praticidade e rapidez para elaboração de um pré-orçamento devido ao uso de um banco de dados, com informações sobre mais de 1 milhão de sinistros e 14 mil versões de veículos. Com apenas alguns cliques, selecionando o modelo, ano do veículo e a região da batida, o sistema apresenta uma previsão de custos e tempo para o reparo. Mais informações em http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/Orion

Quais as principais vantagens proporcionadas às seguradoras?

O Órion Orçamentos dá agilidade a processos internos de liberação de seguro e ao atendimento ao cliente. Nenhum outro sistema disponível no país tem por trás a mesma essência técnica, justamente porque o Órion é subsidiado por informações de um centro de pesquisa especializado como o Cesvi/Mapfre – dedicado há mais de 20 anos a estudos e pesquisas sobre reparação e segurança veicular. A funcionalidade Smart é inédita no Brasil e vai contribuir para o aumento da produtividade ao reduzir etapas no processo de orçamento. A solução possui um algoritmo extremamente eficiente e com um elevado nível de assertividade, que foi construído sobre a base estruturada do nosso banco de dados, aliado à capacidade e conhecimento técnico da equipe do CESVI BRASIL/MAPFRE no processo de reparação e estrutura automotiva. Na comparação com a forma tradicional de orçamento, a Smart reduz o número de cliques em 42% o que resulta em uma economia de tempo de 47% no processo.

Quantos sinistros estão catalogados e como esse banco de dados ajuda as empresas do setor?

O banco de dados utilizado pela Smart contém oito anos informações sobre cerca de 1 milhão de sinistros, quase 14 mil versões de carros, 10 mil peças distintas e 1 mil variações de colisões. Ao reunir todos esses detalhes, a funcionalidade garante a seguradoras e reparadores assertividade na elaboração do pré-orçamento, gerando ganhos operacionais para os usuários e auxiliando no relacionamento com clientes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

1 COMENTÁRIO

  1. Não caiam nessa, quem faz orçamento é oficina, eles estão pelo valor e não pelo reparo correto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS