Dados do bimestre trazem “novo gás ao setor”, afirma Márcio Coriolano

No editoral da quinta edição da Carta do Seguro, Márcio Coriolano, presidente da CNseg, comenta que o ano começou com resultados auspiciosos para o mercado de seguros, trazendo novo gás para o setor. Em fevereiro, o crescimento nominal do mercado, no acumulado em 12 meses, foi de 10,63% em relação a igual período de 2016.

O que chama a atenção é que o setor vem, consistentemente, acelerando sua expansão. A arrecadação em 12 meses atingiu R$ 244,4 bilhões, relativos ao desempenho das carteiras de seguros gerais, vida, previdência complementar aberta e capitalização, destaca. Os ramos que contribuíram para o crescimento em 2016 são os mesmos que impactaram o mês de fevereiro, no acu- mulado de 12 meses. Os seguros de pessoas continuam os grandes propulsores do mercado. Os planos de risco indi- vidual tiveram taxa elevada, de 26,84%.

O VGBL manteve aumento expressivo: 25,49%. Outros destaques foram cré- dito e garantia (20,73%), seguro rural (18,11%) e habitacional (11,01%). Na outra ponta continuam o seguro de automóvel (- 1,30%) e a capitalização (-2,57%). “Esses dados apontam para a manutenção das nossas expectativas. Até agora, não há nada no radar que possa mudar, estruturalmente, a economia no primeiro semestre, apenas no segundo. Para o final do ano, calculamos um crescimento nominal do mercado de seguros entre 9% e 11%”, afirma.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

1 COMENTÁRIO

  1. Não entendi esta afirmação (mas como não sou do ramo): “Em fevereiro, o crescimento nominal do mercado, no acumulado em 12 meses, foi de 10,63% em relação a igual período de 2016.” Talvez mais claro ficaria “O crescimento nominal do mercado no acumulado de 12 meses, encerrados em fevereiro, foi de 10,63% em relação aos 12 meses anteriores”.
    Abraço cordial
    André Aron

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS