Brasil ocupa a 15a. posição no ranking mundial de seguros em 2016, revela estudo da Allianz

O faturamento total de seguros no mundo atingiu um novo recorde: 3,6 trilhões de euros em 2016 (US$ 3,8 trilhões). É isso o que revela estudo da Allianz com dados iniciais divulgados no último dia 13. Ainda teremos os estudos tradicionais da Swiss Re e da Munich Re, geralmente publicados entre final de março e inicio de abril. Os dados do estudo da Allianz excluem seguros de saúde. Em uma comparação anual, o aumento nominal – após ajustes para refletir os efeitos de conversão de moeda estrangeira – é estimado em 4,4%. Embora o ritmo de crescimento tenha diminuído ligeiramente nos dois anos anteriores – quando estava acima da marca de 5%, está em linha com a média de longo prazo e a taxa de crescimento econômico global, comenta o grupo no comunicado divulgado.

Dos 150 bilhões de euros em prêmios adicionais, cerca de 70 bilhões de euros são atribuíveis a um único mercado: a China. Isto significa que o prêmio é responsável por cerca de metade do crescimento do ano passado; sem a China, o mundo dos seguros teria conseguido um crescimento de apenas 2,7%.

O Brasil é o 15o maior mercado de seguros do mundo no ranking do estudo da Allianz, com 47 bilhões de euros em 2016. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, com 1,125 trilhão de euros em prêmios, pelo Japão, com 399 bilhões de euros, e pela China, com 365 bilhões de euros. Em participação do setor do PIB, o Brasil despenca no ranking, com apenas 2,9%. China também exibe ainda um tímido percentual: 3,6%. Uma referencia para os estudiosos é a penetração dos Estados Unidos: 6,7%.

O consumo per capita de seguros tem liderança japonesa, com Hong Kong exibindo 6,4 mil euros por habitante, seguido pela Suíça, com 5,2 mil, e pela Dinamarca, com 4,4 mil. O Brasil exibe pífios 230 euros de consumo de seguro por habitante, o que revela, segundo os mais otimistas executivos do setor, o tamanho do potencial que a indústria ainda tem para explorar.

O estudo completo pode ser acessado aqui

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS