*matéria publicada no site da CNSeg (www.viverseguro.org.br)
Após citar projeções pelas quais o Brasil poderá crescer até 7% do PIB este ano, o presidente da Bradesco Seguros e Previdência e da FenaPrevi, Marco Antonio Rossi, afirmou que o mercado segurador tende a apresentar um desempenho ainda maior que a economia brasileira como um todo e atingir expansão anual de 20%. E, mais: a perspectiva é de que tal crescimento desta vez não ficará restrito a um grupo de seguros, mas englobará diversos ramos, beneficiados pela conjuntura econômica positiva. Como exemplo, citou os resultados do grupo Bradesco no primeiro trimestre do ano – expansão de 30% no confronto com os três primeiros meses de 2009- e as taxas de crescimento apresentadas por algumas modalidades para destacar que “o mercado está vivendo um momento ótimo”.
Rossi, o convidado do mês do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro, reuniu-se com corretores de seguros nesta quarta-feira, no Restaurante Aspargus, no Centro do Rio, para apresentar palestra sobre as perspectivas do mercado. “Hoje somente 10 milhões de brasileiros possuem o plano e o potencial é de 40 milhões. É um produto barato, que eleva a autoestima do cidadão. O corretor pode nos ajudar a encontrar formas e produtos para atender a grande camada da população que migrou da classe D para classe C. Não se justifica o Brasil ser a 8ª economia do mundo e a 20ª em seguro de AUTO e 22ª em seguro de Vida. Precisamos buscar estas pessoas para ingressarem no mercado”, exortou ele.
O dirigente também chamou a atenção para as boas perspectivas do microsseguro, em fase de regulamentação no Congresso Nacional, mas com alguns produtos já disponibilizados pelo mercado. “Este segmento é a porta de entrada para o mercado. Numa segunda etapa, o consumidor do microsseguro estará demandando outros produtos de seguro. É preciso desburocratizar o seguro, que gera impacto na comercialização. Vejo grandes oportunidades neste segmento e criamos na Bradesco uma empresa que trabalha só com microsseguro”, assinalou ele.
O evento promovido pelo Clube dos Corretores do Rio de Janeiro reuniu várias lideranças de mercado, como Robert Bittar, presidente da Funenseg e vice-presidente da Fenacor; Renato Rocha, presidente da Aconseg-RJ; Lúcio Marques, presidente do Clube Vida em Grupo.