Operações de seguros, previdência e capitalização do Itaú apresentaram lucro líquido consolidado de R$ 333 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa cerca de 10% do ganho do banco Itaú Unibanco anunciado hoje, de R$ 3,234 bilhões. A transferência das carteiras de automóvel e residência para a Porto Seguro já foram contabilizadas pela Porto Seguro, que divulgou também hoje o seu balanço trimestral. Considerando a Isa+r, fruto da parceria, o lucro líquido da Porto Seguro chegou a R$ 130,9 milhões, alta de 88%. Sem a Isa+r, o ganho da Porto Seguro foi de R$ 80 milhões, alta de 15%.
Sem comparação com o resultado do mesmo período do ano anterior, a nota do balanço trimestral divulgada pelo banco informa que o lucro líquido recorrente do subsegmento de seguros atingiu R$ 90 milhões, aumento de 186,4% comparativamente ao último trimestre de 2009. De acordo com o comunicado, contribuiu para esta variação a elevação de 4,5% nos prêmios ganhos, impactado por ações comerciais na carteira de vida individual e a boa performance na carteira de seguros empresariais, sobretudo no mercado de pequenas e médias empresas.
O índice combinado, que indica a eficiência das despesas decorrentes da operação em relação à receita de prêmios ganhos, apresentou uma redução de 1,9 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. A melhoria do índice ocorreu pela queda das despesas de comercialização e consequentemente aumento de 1,7 ponto percentual na margem de underwriting, informa a nota divulgada.
Em previdência e vida, o lucro líquido apresentou acréscimo de 20% em relação ao resultado obtido no último trimestre de 2009. Segundo o Itaú, este aumento deve-se principalmente, à elevação de 46,6% do total de prêmios ganhos e ao crescimento de 19% da margem financeira gerencial compensado, parcialmente, pelo aumento de 59,9% dos sinistros retidos. As contribuições dos planos de previdência alcançaram R$ 1,9 bilhão, mantendo o desempenho do trimestre anterior. Os principais componentes foram as captações decorrentes do pagamento de bônus empresariais e recursos expressivos obtidos por meio de negociação na carteira Premium.
Em capitalização, o lucro líquido recorrente apresentou redução de 64,8% em relação ao trimestre anterior, consequência da realização de menor número de campanhas comerciais no 1º trimestre de 2010, devido ao menor nível de atividade econômica em relação ao trimestre anterior. “Projetamos a reversão desta tendência no 2º trimestre de 2010”, diz o banco. Foi distribuído no período, a 428 clientes, um total de R$ 11,9 milhões de prêmios de sorteios, aumento de 15,3% comparativamente ao trimestre anterior.