Finalmente, depois de tantas discussões nos bastidores, foi publicado hoje o decreto assinado pelo presidente Interino Michel Temer na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial da União. O presidente licenciado do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, substitui Roberto Westenberg no comando da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Para o presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano, o novo superintendente do órgão regulador e fiscalizador do setor de seguros já é reconhecido pela sua competência e capacidade de liderança. “Sendo ele um líder afeito ao diálogo, certamente saberá aproveitar a herança da administração que agora sucede e buscar maiores conquistas em permanente interlocução com todo o mercado. Desde já a Confederação se coloca à sua inteira disposição”, enfatizou.
Em nota distribuída por sua assessoria de imprensa, Mendanha lembra que será a segunda vez, na história da Susep, que um representante do mercado de seguros goiano ocupará a função. A primeira foi com Armando Vergilio, ex-presidente do Sincor-GO e atual presidente da Fenacor, que esteve à frente da autarquia entre 2007 e 2010.
“Colocarei toda a experiência adquirida ao longo da minha trajetória no mercado de seguros a serviço da Susep, respondendo, assim, à confiança depositada em meu nome pelo presidente Michel Temer e pelo ministro Henrique Meireles”, disse Joaquim Mendanha em entrevista à Comunicação do Sincor-GO. Aos 48 anos, Mendanha reúne quase três décadas de experiência no segmento. “O fato de um corretor de seguros retornar ao comando da superintendência demonstra o papel fundamental e indispensável exercido pelos representantes desta atividade na cadeia produtiva do setor”, destaca.
Dentre as importantes atribuições da Susep que serão o foco da administração de Mendanha, segundo a nota, estão a defesa dos interesses dos consumidores junto ao mercado supervisionado pelo órgão e a promoção da estabilidade dos mercados sob sua jurisdição. Segurança jurídica, eficácia, eficiência, transparência, sustentabilidade e ética são valores basilares sobre os quais foi instituída a autarquia, em 1966.
Currículo
Joaquim Mendanha de Ataídes é graduado em Administração e Marketing pela então Universidade Católica de Goiás (hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Master in Business Administration (MBA) em Seguros e Resseguros pela Escola Nacional de Seguros.
Habilitou-se corretor de seguros em 1989 e, desde 1997, desempenha também atividade de representação institucional junto ao setor. De 1998 a 2000 foi 2º secretário na diretoria do SINCOR-GO. Entre 2001 e 2003, ocupou a cadeira de 1º secretário e entre 2004 e 2006, 1º vice-presidente na gestão do SINCOR Goiás. Em 2007, elegeu-se para seu primeiro mandato como presidente da entidade. Estava no seu terceiro mandato à frente do SINCOR-GO (gestão 2014-2017).
É cooperado fundador da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão das Micros Regiões de Goiânia e Anápolis Ltda (SICOOB CREDSEGURO), onde atualmente ocupa a 1ª vice-presidência.
Desde 2001, ocupa funções na diretoria da FENACOR e atualmente era secretário Geral da entidade nacional.
No comando da Susep, Joaquim Mendanha substituirá Roberto Westenberger, que ocupou a função nos últimos dois anos.