VALOR: Susep muda comando e seguradoras se dividem

logo-valor-economico-v2O Valor informa em reportagem publicada hoje que Joaquim Mendanha Ataídes para substituir Roberto Westenberg no cargo de titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep) é indicação do deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO) e de seu pai, o ex-deputado Armando Vergílio (SD-GO), que foi superintendente da Susep de 2007 a 2010 indicado pelo PTB e que, após deixar o cargo, foi alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República por um reajuste que teria beneficiado corretores e seguradores em detrimento dos consumidores. A reportagem tentou contato com a família de Vergílio e não teve retorno até o fechamento da edição.

Comenta que a troca é mais uma concessão do governo Temer a aliados, embora o discurso oficial do Palácio do Planalto seja a redução das nomeações políticas. O SD, partido do deputado federal Paulinho da Força (SP), foi um dos mais ativos a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

A matéria cita seguradores em off, Roberto Westenberg em on e afirma não ter tido retorno da família de Armando Vergílio. As fontes ouvidas pelos jornalistas do Valor informam que seguradoras ligadas aos bancos estão com o pé atrás em relação à mudança. Ja as independentes acham a alteração positiva. A reportagem ressalta existe uma disputa entre os corretores e os canais bancários, uma vez que algumas pautas do setor caminham de reduzir a participação da figura do corretor na venda dos seguros. A indicação de um representante dos corretores afetaria essa tendência. Já para seguradoras independentes, que dependem diretamente da figura do corretor para a venda dos produtos, a mudança seria mais positiva. “Westenberger bateu de frente com o segmento de corretores, então a vinda de um representante do Sincor para a Susep é muito positiva. É uma pessoa que atua na ponta da cadeia e sabe dos problemas do dia a dia”, afirmou uma fonte de uma seguradora independente.

O Ministério da Fazenda ainda não confirma a troca na autarquia, mas, segundo o Valor apurou, a exoneração Westenberger e a nomeação de Ataídes estão previstas para o “Diário Oficial da União” (DOU) de sexta-feira. Despacho do Secretário Executivo do Ministério da Fazenda cancelou a viagem que já havia sido autorizada para Roberto Westenberg participar de eventos no exterior, segundo publicado ontem no Diário Oficial.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS