O Valor informa em reportagem publicada hoje que Joaquim Mendanha Ataídes para substituir Roberto Westenberg no cargo de titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep) é indicação do deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO) e de seu pai, o ex-deputado Armando Vergílio (SD-GO), que foi superintendente da Susep de 2007 a 2010 indicado pelo PTB e que, após deixar o cargo, foi alvo de investigação da Procuradoria-Geral da República por um reajuste que teria beneficiado corretores e seguradores em detrimento dos consumidores. A reportagem tentou contato com a família de Vergílio e não teve retorno até o fechamento da edição.
Comenta que a troca é mais uma concessão do governo Temer a aliados, embora o discurso oficial do Palácio do Planalto seja a redução das nomeações políticas. O SD, partido do deputado federal Paulinho da Força (SP), foi um dos mais ativos a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.
A matéria cita seguradores em off, Roberto Westenberg em on e afirma não ter tido retorno da família de Armando Vergílio. As fontes ouvidas pelos jornalistas do Valor informam que seguradoras ligadas aos bancos estão com o pé atrás em relação à mudança. Ja as independentes acham a alteração positiva. A reportagem ressalta existe uma disputa entre os corretores e os canais bancários, uma vez que algumas pautas do setor caminham de reduzir a participação da figura do corretor na venda dos seguros. A indicação de um representante dos corretores afetaria essa tendência. Já para seguradoras independentes, que dependem diretamente da figura do corretor para a venda dos produtos, a mudança seria mais positiva. “Westenberger bateu de frente com o segmento de corretores, então a vinda de um representante do Sincor para a Susep é muito positiva. É uma pessoa que atua na ponta da cadeia e sabe dos problemas do dia a dia”, afirmou uma fonte de uma seguradora independente.
O Ministério da Fazenda ainda não confirma a troca na autarquia, mas, segundo o Valor apurou, a exoneração Westenberger e a nomeação de Ataídes estão previstas para o “Diário Oficial da União” (DOU) de sexta-feira. Despacho do Secretário Executivo do Ministério da Fazenda cancelou a viagem que já havia sido autorizada para Roberto Westenberg participar de eventos no exterior, segundo publicado ontem no Diário Oficial.