Swiss Re aposta no segmento de garantia

João Alfredo di Girolamo FilhoA capacidade de retomada de uma obra após a ocorrência de um evento inesperado será sempre maior se a apólice de seguro puder oferecer cobertura mais ampla. No mercado brasileiro, o seguro garantia está ainda limitado, na maior parte das vezes, a 5% do valor global do contrato, podendo chegar a 10% em projetos de maior complexidade. “No Brasil, essa modalidade de seguro existe apenas desde 1994. Nos Estados Unidos atuamos há muito mais tempo e, dependendo do estado em que atuamos, temos apólices que chegam a 100% do valor do contrato”, afirma do diretor da Swiss Re Corporate Solutions”, disse o diretor de subscrição de garantia da Swiss Re Corporate Solutions, João Alfredo di Girolamo Filho, em sua palestra no seminário “Seguro Garantia como Instrumento de Desenvolvimento da Infraestrutura Brasileira”, promovida pela Escola Nacional de Seguros na manhã desta quarta-feira, em São Paulo.

Em sua palestra, Girolamo debateu como aprimorar o seguro garantia de maneira a aumentar a estabilidade financeira das empresas que atuam na construção e na gestão de grandes projetos de infraestrutura no Brasil. Segundo ele, o produto deverá desempenhar um papel cada vez mais importante na retomada dos investimentos em infraestrutura no Brasil.

O mercado está em franca expansão e apresentou crescimento de 28% em 2015, mesmo em um ano em que os níveis de investimento foram fracos na economia. O seguro garantia é utilizado para garantir o cumprimento de uma obrigação contratual ou legal como, por exemplo, a de construir um prédio ou de fornecer equipamentos. O mercado chegou a R$ 1,7 bilhão em prêmios emitidos, mas apresenta ainda muito espaço para crescimento, principalmente no setor privado onde o produto possui baixa penetração.

O acompanhamento da execução das etapas do projeto segurado durante a vigência da apólice é uma medida fundamental para dar maior previsibilidade à gestão desse tipo de contrato. “A Swiss Re Corporate Solutions tem longa experiência nesse tipo de risco e está preparada para oferecer cobertura sobre parcelas cada vez maiores dos valores dos contratos em projetos de concessões e de obras públicas, que exigem grandes investimentos e têm impacto crítico sobre o bom funcionamento da economia”, comentou.

Ele destacou que a Swiss Re Corporate Solutions possui uma equipe de acompanhamento experiente e capaz de fazer esse monitoramento. Dessa forma, é possível indicar ou tomar medidas preventivas para resguardar todas as partes quando necessário.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS