Escola Nacional de Seguros prepara segunda edição da pesquisa sobre mulheres

pesquisa_mulheres_pqA Escola Nacional de Seguros prepar a segunda edição do Estudo sobre Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, que visa fazer uma avaliação a respeito de como se dá a inserção das mulheres no setor de seguros brasileiro e na sociedade, em geral.

Utilizando questionários e entrevistas, avaliações de indicadores sociais e econômicos e comparações com outros setores, a pesquisa procurará também identificar quais os fatores motivacionais e vantagens competitivas dessas profissionais em relação aos homens, além de identificar os principais produtos de seguros existentes para as mulheres no mercado brasileiro.

Com a primeira edição lançada em novembro de 2013, pôde-se identificar uma tendência de crescimento da participação feminina em números percentuais no setor. Em 2000 eram 49% e, em 2013, já eram maioria, com 57%. O valor dos salários, entretanto, não acompanhou esse crescimento. Em 2013, as mulheres ficavam com 70% dos menores salários, enquanto os homens estavam em 69% dos melhores cargos.

Para a edição de 2016, serão enviados dois modelos de questionários para as empresas seguradoras. O primeiro deverá ser respondido por profissional do departamento de Recursos Humanos e, o segundo, pelas lideranças femininas do setor. Ambos deverão ser devolvidos até 31 de maio, para tempo hábil de tabulação.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS