A SulAmérica divulgou lucro líquido de R$ 123,5 milhões no segundo trimestre de 2015, crescimento de 130,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume de prêmios chegou a R$ 3,8 bilhões no trimestre, aumento de 13,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.”A nossa estratégia comercial junto aos corretores de seguros e parceiros comerciais, vem se mostrando cada vez mais efetiva e responsável pelo alcance Se computarmos as demais receitas, atingimos a expressiva marca de R$ 4,3 bilhões no trimestre. Esta penetração tem se mostrado eficaz em todas as nossas linhas de negócio, reforçando a sinergia e o potencial do nosso modelo multilinha”, comenta o presidente Gabriel Portella em comunicado divulgado há pouco.
O segmento de seguros Saúde e Odontológico cresceu 14,1%, beneficiando-se dos bons níveis de retenção dos planos coletivos (empresarial, adesão, PME e odontológico). Apesar da redução de beneficiários nas apólices vigentes, que vem ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado, a venda nova dos segmentos coletivos, tanto em saúde quanto em odontológico, compensaram e suplantaram, fazendo com que a combinação do aumento do número de segurados e o reposicionamento de prêmios impulsionassem o crescimento da receita e aumentassem o número geral de segurados em 2,6%, informa a nota.
Segundo Portela, o grupo segue investindo nas iniciativas de gestão de saúde e sinistros, que têm contribuído para o controle de custos do segmento, que apresentou melhora de 4,6 p.p. na sinistralidade do período.
No segmento seguro de automóveis, com crescimento de 14,6% dos prêmios e 6,7% na frota segurada no trimestre, o executivo cita a continuidade e racionalidade de política de subscrição, a forte presença da marca junto aos corretores de seguros e demais parceiros de negócios, complementados com uma gestão efetiva de sinistros, salvados e ressarcimentos, fizeram com que este segmento também apresentasse melhora de sinistralidade na comparação com o mesmo período de 2014.
“O reposicionamento das operações de Vida, Previdência e Massificados, tem se mostrado positivo e em linha com o nosso plano, contribuindo para o nosso resultado consolidado. O segmento de Capitalização, que passa por uma acomodação no mercado, influenciou negativamente nossa arrecadação”, acrescenta.
Portela destaca o desempenho operacional, refletido no aumento de 52,8% na Margem Bruta, que alcançou R$ 476,1 milhões, com relevante contribuição para o resultado do período. O resultado da gestão da carteira de ativos próprios, impulsionado pelo aumento das taxas básicas de juros e pela performance dos ativos indexados à inflação, foi de R$ 205,5 milhões, 28,4% de aumento em relação ao 2T14. O resultado financeiro consolidado atingiu R$ 190,9 milhões no período, incremento de 15,8% em relação ao 2T14.
No trimestre, a SulAmérica anunciou o acordo de venda da carteira de grandes riscos para a AXA Corporation, pelo valor de R$ 135 milhões. Logo após o encerramento do trimestre, em julho, o grupo anunciou outra venda e transferência, como a parte da carteira de Seguro Habitacional estipulada pela Caixa Econômica Federal, por R$ 60 milhões, para a PAN Seguros. “Ambas as transações estão alinhadas com os objetivos estratégicos da SulAmérica, direcionando o nosso foco para as atividades nas quais acreditamos estarmos melhor posicionados para atender nossos clientes e corretores”, ressalta Portela no comunicado. As duas transações ainda dependem de aprovações das autoridades para serem concluídas.
Segundo o grupo, o ano de 2015 segue desafiador do ponto de vista macroeconômico, “mas os resultados mostram que a SulAmérica está estruturada e posicionada para suportar períodos adversos e encontrar oportunidades de crescimento como temos feito até agora, tirando proveito do nosso modelo multilinha, estando comprometidos com a sustentabilidade financeira e subscrição focada em rentabilidade. Mais uma vez gostaria de agradecer o engajamento de nossa equipe de colaboradores e a confiança, dedicação e contribuição dos corretores de seguros, parceiros de negócios e demais stakeholders para que alcançássemos mais um excelente trimestre.”