Começou a temporada de divulgação dos resultados do terceiro trimestre do ano das principais seguradoras, o que sinalizará se o mercado segurador conseguirá encerrar 2014 com dois dígitos de crescimento, como acontece nos últimos 10 anos. Ontem, o titular da Susep Roberto Westenberger, estimou entre 9% e 11% o faturamento do setor para o ano.
O banco Bradesco abre a temporada. Itaú Unibanco e Santander Brasil reportam seus balanços no dia 4 de novembro e o Banco do Brasil está previsto para o dia 5. O banco comandado por Luiz Carlos Trabuco Cappi reportou lucro líquido contábil de R$ 3,875 bilhões no terceiro trimestre, o que representa aumento de 26,5% sobre o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o líquido ajustado da instituição totalizou R$ 11,2 bilhões, sendo R$ 8 bilhões (71,8%) provenientes das atividades financeiras, e R$ 3,1 bilhões gerados pelas atividades de seguros, previdência e capitalização, representando 28,2% do total.
O lucro líquido do braço de seguridade em nove meses, chegou a R$ 3,1 bilhões, 16,1% acima do resultado apresentado no mesmo período do ano anterior, influenciado, basicamente, pela melhora de 5,9 pontos percentuais no índice de sinistralidade; no índice de comercialização; no resultado financeiro; e nos gastos gerais e administrativos.
De acordo com o relatório divulgado, no terceiro trimestre de 2014 o ganho chegou a R$ 1,05 bilhão, 15,8% inferior ao resultado apresentado no mesmo trimestre do ano anterior, influenciado pelo crescimento de 5,1 pontos percentuais na sinistralidade do produto vida, redução no resultado financeiro; e compensado, em parte, pela melhora no índice de comercialização. Previdência foi responsável por gerar ganhos de R$ 588 milhões no terceiro trimestre, ramos elementares e outros por R$ 228 milhões (alta em relação aos R$ 71 milhões do segundo trimestre), saúde por R$ 168 milhões e capitalização por R$ 74 milhões, uma queda significativa diante dos R$ 119 milhões reportados no segundo trimestre do ano.
As vendas cresceram num ritmo próximo ao estimado pelos executivos na divulgação dos resultados do primeiro semestre. Os prêmios emitidos de Seguros, Contribuição de Previdência e Receitas de Capitalização atingiram R$ 38,3 bilhões no período de nove meses de 2014, evolução de 8,8% em relação ao mesmo período de 2013. As provisões técnicas alcançaram R$ 145,9 bilhões, apresentando uma evolução de 9,3% em relação ao saldo de setembro de 2013.
O terceiro trimestre mostra recuperação no ritmo de vendas. No comparativo com o mesmo período do ano anterior, houve incremento de 16,6% nos prêmios emitidos, contribuição de previdência e receita de capitalização. O dobro do percentual registrado no acumulado do ano, o que sinaliza para um fechamento de dois dígitos para 2014, uma vez que o último trimestre do ano costuma ser o mais forte para as seguradoras, principalmente no que diz respeito a captação de recursos por planos de previdência aberta.
No acumulado até setembro de 2014, desconsiderando o convênio DPVAT, a produção registrou crescimento de 9,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior, influenciada pelos produtos de automóvel e seguros gerais, saúde e capitalização, que apresentaram evoluções de 30,9%, 21,0% e 17,0%, respectivamente.
Em teleconferência com jornalistas, o presidente do grupo, Marco Antonio Rossi, reforçou que o cenário favorável à manutenção do crescimento dos seguros no Brasil continua ajudando a companhia. “Hoje, o setor representa 6% do PIB, gerando R$ 500 bilhões de receitas. Ainda é muito abaixo do potencial do país, que ocupa o 12o. lugar no ranking mundial, enquanto é a sétima maior economia do mundo”, diz. 0 grupo terminou o trimestre com R$ 150 bilhões em ativos, o que representa aproximadamente 30% do total do mercado segurador brasileiro. Ele destacou o crescimento em saúde para pequenas e médias empresas, que evoluiu 37%, para 879 mil vidas. “53 das cem maiores empresas brasileiras tem Bradesco Saúde para seus funcionários”, afirmou.
Abaixo release divulgado pela assessoria de imprensa:
Faturamento do Grupo Bradesco Seguros cresce 10% no ano, atingindo R$ 38 bilhões
O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado segurador brasileiro com atuação multilinha e presença em todas as regiões do país, fechou os nove primeiros meses de 2014 com faturamento de R$ 38,3 bilhões, o que representa crescimento de cerca de 10% sobre igual período do ano passado, nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. O lucro líquido registrou evolução de 15,7% na mesma base de comparação, totalizando R$ 3,2 bilhões, com Retorno sobre o Patrimônio Líquido Ajustado de 24%.
Na comparação com os nove primeiros meses de 2013, os segmentos de Auto, Saúde e Capitalização apresentaram evolução de dois dígitos – 37%, 21% e 17%, respectivamente.
“O Grupo Bradesco Seguros, patrocinador oficial dos Jogos Rio 2016, com o Banco Bradesco, e Segurador oficial do evento, reafirma sua confiança no mercado de seguros brasileiro, como instrumento de proteção para a sociedade e de desenvolvimento para o país”, afirma o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi.
No segmento Auto, a expansão caracterizou-se pelo vigoroso crescimento em todas as regiões do país e pelo avanço em termos de market share, atingindo uma frota de mais de 1,7 milhão de veículos. Esse resultado reflete a evolução constante do modelo de precificação.
Em Saúde, todos os produtos apresentaram crescimento, com destaque para a carteira de pequenas e médias empresas, que evoluiu mais de 37% em faturamento, atingindo cerca de 870 mil vidas. No total, são mais de 4,4 milhões de segurados em Saúde, consolidando a liderança do Grupo em faturamento no mercado brasileiro de saúde suplementar.
Quase 100 mil empresas no Brasil já oferecem a seus funcionários os benefícios de seguro saúde do Grupo. Das 100 maiores empresas do país, 53 disponibilizam nosso seguro saúde a seus funcionários.
De janeiro a setembro de 2014, os ativos financeiros alcançaram a marca de R$ 158 bilhões, equivalentes a cerca de 30% do total administrado pelo mercado segurador brasileiro, enquanto as provisões técnicas atingiram R$ 146 bilhões.
No que diz respeito à estratégia de atuação, a integração das áreas comerciais em uma estrutura de vendas multirramo ampliou a competitividade do Grupo Bradesco Seguros, ao aprimorar a sinergia entre os canais de venda e melhorar a qualidade do atendimento ao segurado e ao corretor. Em 2014, o Grupo realizou um trabalho intenso para qualificar sua equipe a operar em diferentes segmentos, totalizando mais de 15 mil horas de treinamento para profissionais em todo o país.
Como resultado dessa iniciativa, o número de corretores ativos, ou seja, que comercializam pelo menos um produto no período de seis meses, aumentou de 20 mil, entre janeiro e agosto de 2013, para 28 mil em igual período de 2014.
A integração das áreas comerciais beneficia, também, a venda mais qualificada, envolvendo a oferta de outros produtos aos clientes. Para que se tenha uma ideia, nas Agências Bradesco, o crescimento da produção entre janeiro e agosto de 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegou a 32% em Auto, 31% em Vida e em Consórcios, e 23% em Ramos Elementares, entre outros segmentos de destaque.
Pelo 13º ano consecutivo, a marca Bradesco Seguros foi apontada pelo Instituto Datafolha como Top of Mind na categoria “Seguros”. O reconhecimento é concedido anualmente às marcas mais lembradas pelo consumidor, com base em levantamento realizado em 171 municípios brasileiros. O Instituto ouviu 5.694 pessoas, entre 28 e 30 de julho último.