*matéria produzida com exclusividade para o especial “Pequenas e Médias Empresas” do jornal Valor Econômico,que circulou no dia 30/09/2009
Levar crédito direto ao consumidor com taxas competitivas, aprovação imediata, sem custo para o varejista, que recebe o valor da venda a prazo em dois dias, sem deságio e está livre dos encargos da inadimplência? Exatamente isso. Trata-se de uma das parcerias articuladas pela Fecomercio que tem animado os comerciantes.
O produto é fruto de um acordo entre a Caixa Econômica Federal e a TIVVO, que começou a ser estruturado neste ano e deslanchou em setembro. A Caixa tinha esse projeto engavetado. A TIVVO, uma empresa que oferece soluções para a busca e manutenção de clientes, precisava de funding para manter o negócio, ameaçado com a falta de liquidez gerada pela crise.
“O interesse da Caixa é injetar dinheiro no mercado para movimentar a economia, e o nosso, levar crédito ao público de menor renda em condições mais acessíveis. Isso agilizou a parceria”, diz Ricardo Alessandro Castagna, sócio diretor da empresas.
Desde 2006, a TIVVO desenvolve tecnologia para facilitar ao lojista a maior oferta de crédito. “Temos programas inteligentes que cruzam diversos tipos de dados, o que nos permite reduzir o custo da inadimplência e da fraude e, assim, operar com taxas competitivas”, diz o empresário. Se o calote ocorrer, a taxa vai rever as condições negociadas. Ou seja, não imputa a responsabilidade, mas dá limites de tolerância.
Com a crise, os recursos captados pela TIVVO, provenientes de fundos de investimento, secaram. A empresa, que já prestava serviços para a Caixa, sugeriu o projeto, que, coincidentemente, estava na gaveta. “Por ser um processo inovador e que vem ao encontro das necessidades da Caixa em irrigar a economia com o crédito para as camadas de menor renda, o projeto andou e está tendo excelente aceitação”, diz o sócio da TIVVO. A empresa é remunerada pela Caixa com uma parte da rentabilidade obtida com a operação.
Segundo ele, já foram fechados negócios com supermercados, lojas de móveis e agências de turismo. O lojista pode disponibilizar aos seus clientes três linhas de crédito da Caixa por meio da TIVVO: crédito direto ao consumidor (CDC); crédito pessoal (CP); crédito consignado em folhas de pagamentos e financiamento imobiliário. “Nossa meta é diminuir a burocracia, reduzindo custos e mitigando riscos em toda a cadeia.”
O produto padrão desenvolvido pela TIVVO e Caixa para os lojistas envolve o crédito direto ao consumidor. “A TIVVO instala um software, sem custo para o lojista, que possibilita a ele dar crédito a seu cliente parcelado em até 12 vezes e receber o valor em D+2, ou seja, dois dias depois da operação, sem deságio”, explica Antonio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomercio. “Os concorrentes demoram em média 30 dias para creditar ao lojista o valor da venda. Para antecipar, cobra taxa de juros. A Caixa não”, acrescenta Castagna.
*matéria produzida com exclusividade para o especial Pequenas e Médias Empresas do jornal Valor Econômico, que circulou no dia 30/09/2009