Artigo – Priorizar o cliente é o segredo para alcançar bons resultados

fernando moreiraPor Fernando Moreira*

Triplicar o lucro de uma seguradora em poucos anos, dobrar o volume de vendas com qualidade (melhorando as margens de lucratividade) e criar um clima organizacional que estimule o colaborador a se dedicar ao ponto de perpetuar o ritmo expansão ao longo do tempo são tarefas árduas, mas muito factíveis. O primeiro passo para alcançar esse resultado está em focar realmente no cliente – afinal é ele quem vai permitir que o resultado seja alcançado. Aliado a isso está o desenvolvimento e o estímulo ao pensamento inovador e que prima pela excelência.

Um negócio orientado ao cliente tende a caminhar para o lucro, principalmente em um mundo cada vez mais conectado e no qual as pessoas trocam informações o tempo todo. Manter essa cumplicidade baseada em respeito é fundamental para o negócio. Portanto, é preciso inovar o tempo todo, manter os colaboradores engajados e estar atento aos “insights” fornecidos pelos clientes, às tendências de tecnologia, sociais e de mercado. Tudo com um único objetivo: criar soluções que encantem o cliente fazendo da sua organização a preferida do mercado.

Na Ping An Direct, braço de vendas diretas e online do grupo chinês Ping An, um dos maiores do mundo na oferta de produtos financeiros, os excelentes resultados obtidos ao longo do último ano mostram que essas premissas funcionam e muito bem. Produtos de seguros e financeiros exigem do consumidor uma disposição para entender um pouco mais sobre o que se está adquirindo. Comprar um seguro, conseguir um financiamento pessoal ou investir é diferente de se comprar uma geladeira ou um carro. Por isso, o nosso foco é estar sempre atento e entender o que cada pessoa de fato precisa.

Em busca de atender bem a esse cliente e fidelizá-lo, foram desenvolvidas estratégias específicas, implantadas plataformas tecnológicas extremamente avançadas – com terminais Big Data e softwares de gestão precisos – para não apenas otimizar e agilizar as consultas, mas também para facilitar a compra, que pode ser realizada via call Center, celular, internet e por outros dispositivos móveis. As nossas plataformas de e-commerce tem como prioridade deixar a experiência de compra o mais flexível possível para o consumidor.

Em terceiro lugar, passamos a explorar o marketing pela internet de um jeito inovador: damos tratamento preferencial a todos os clientes. Desenvolvemos aplicativos que oferecem produtos e fazem alertas sobre promoções com até 60 dias de antecedência, mas com inteligência, segmentando os consumidores e oferecendo a eles apenas produtos que de fato são de seu interesse.

A criação de uma cultura de inovação e o investimento em tecnologia, aliás, são o segredo do nosso desempenho recente – em menos de dois anos saltamos de um total de 9 milhões de clientes para 13 milhões de clientes ativos. Mas todo o investimento em ferramentas, plataformas e softwares só foi realizado e teve seu escopo desenhado após uma ampla pesquisa para entender quem é o nosso cliente, o que ele procura e porque ele nos escolheu. Com isso em mãos, a nossa tarefa tem sido fidelizar os que nos prestigiam, conquistar os que ainda estão em dúvida e mostrar aos demais que o cliente é o nosso foco e será sempre.

*Fernando Moreira é especialista em reestruturação de empresas e em varejo digital. Brasileiro, tem especializações em estratégia, gestão e inovação em modelos de negócios na Harvard Business School, London Business School e Insead. é CEO da Ping An Direct. Foi CEO do HSBC Seguros no Brasil e tambem da Cigna na China.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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