Capitalização distribuiu R$ 538 milhões em prêmios no primeiro semestre do ano

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No primeiro semestre do ano, o setor de Capitalização distribuiu R$ 538 milhões em prêmios a clientes sorteados em todo o país. O valor representa um crescimento de 13,2%, em relação ao primeiro semestre do ano passado e o equivalente ao pagamento de R$ 4,3 milhões por dia útil do período.

O faturamento global no semestre registrou um crescimento de 5,9%, em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um montante de R$ 10,6 bilhões. As provisões técnicas – valores acumulados pelos clientes que serão devolvidos sob a forma de resgates – atingiram R$ 28,3 bilhões, um avanço de 15,9%. Até junho, o setor injetou na economia mais de R$ 7 bilhões em resgates finais e antecipados, o que representa 15,9% a mais do que no ano passado.

Responsáveis por parte do crescimento, os produtos de incentivos tem contribuído para a expansão do setor, “Hoje o segmento é responsável por 11% de toda arrecadação”, diz Marco Antonio Barros, presidente da FenaCap. A Expectativa é de que os produtos de incentivo cheguem ao fim do ano com 30% de expansão, completa.

Os produtos de incentivo têm conquistado a adesão de muitas empresas, algumas, inclusive, só trabalham com a modalidade. Nesse caso, pessoas jurídicas adquirem série fechadas de títulos, concedendo a seus clientes o direito a concorrer aos sorteios de prêmios em dinheiro. A modalidade vem se consolidando como uma importante ferramenta de marketing, contribuindo para estreitar o relacionamento com clientes, ampliar market share, agregar valor a marcas e fidelizar de clientes. “Ao vincular produtos aos títulos, as empresas passam a dispor de um poderoso instrumento promocional”, acrescenta o presidente da FenaCap. Até junho a modalidade já havia arrecado cerca de R$ 201 milhões, o que representa avanço de 26,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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