Oferta de seguro de vida na web, com fácil contratação, cresce entre pessoas com menos de 40 anos

rafael rosas mongeral aegonRelease

O comércio online brasileiro não para de crescer. Em 2013, segundo dados da E-bit, oe-commerce no País apresentou um aumento de 28%, em relação ao mesmo período de 2012, superando as expectativas, que eram de 25% de crescimento. Dentre os produtos e serviços mais procurados na internet estão moda/acessórios e cuidados pessoais, que ultrapassam bastante a venda de produtos de informática e eletrônicos.

Seguindo a tendência de canal mais procurado por pessoas mais jovens, os consumidores de seguros pela internet também fazem parte deste perfil – público bem diferente do cliente dos canais tradicionais. Um levantamento feito pela Mongeral Aegon apontou que, desde o lançamento do seu portal de e-commerce – no último trimestre do ano passado – até o final de maio deste ano, 53% dos clientes da loja online estão entre 18 e 37 anos. “Sempre soubemos que os jovens estavam mais presentes na web, mas, nestes meses iniciais de venda de seguro online, também pudemos perceber que esta parcela da população está ficando cada vez mais consciente em relação à proteção financeira para o futuro”, diz Rafael Rosas, superintendente de marketing da Mongeral Aegon. “Outro dado relevante é que 90% das vendas foram realizadas para novos clientes e quase 60% deles focaram suas compras nos planos de seguro de vida”, completa o executivo.

Esse crescimento da compra de seguros de vida entre pessoas com menos de 40 anos mostra que, atualmente, a população tem se preocupado cada vez mais cedo com seu futuro. A faixa etária influencia bastante na hora da contratação de uma solução de proteção pessoal. O valor de um seguro contratado aos 20 anos tende a ser bem menor que o de um contratado aos 50. “Faz todo sentido, uma vez que as necessidades de proteção financeira das pessoas mudam de acordo com o momento de vida”, explica Rafael. Em média, o valor dos planos contratados é de quase R$ 70. Na loja online da Mongeral Aegon (www.compreonline.mongeralaegon.com.br) é possível contratar planos a partir de R$ 18 por mês.

A venda de seguros na internet ainda está começando. Regulamentada em setembro de 2013, a utilização de meios remotos para a venda de planos de seguro e previdência complementar aberta tem um grande potencial de crescimento no País. Em localidades mais desenvolvidas, como a Inglaterra, por exemplo, o percentual devendas de seguros pela internet ultrapassa os 50%. “O Brasil é um País em franca expansão econômica. No ano passado, um estudo do Ibope Media apontou que o país já havia ultrapassado a marca dos 100 milhões de usuários de internet e, por esse motivo, o mercado de seguros possui um potencial bem grande de desenvolvimento. Principalmente entre a população mais jovem”, afirma Rafael.

Além da maior presença de jovens na internet, relatório do Acquity Group apontou que pessoas com até 45 anos são mais suscetíveis a pesquisar antes da compra em 50% do tempo ou mais. “Com a internet, as pessoas tendem a buscar mais informações sobre o que elas querem comprar. Isso é muito bom, porque se tornam cada vez mais conscientes sobre suas aquisições. Quando projetamos nossa loja online, tivemos a preocupação de disponibilizá-la junto com um portal de informações sobre planejamento financeiro, o ‘Eu Planejo 360º’. Com isso, as pessoas que têm interesse em contratar alguma garantia financeira podem se informar sobre quais as melhores soluções para elas, realizarem uma simulação diretamente no portal de e-commerce e só depois finalizar a compra, com aquela solução que for mais adequada para seu perfil”, finaliza Rafael.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS