BTG e Caixa negociam ramo de seguros, informa jornal O Estado de S.Paulo

parceriasFONTE: Reuters

O BTG Pactual e a Caixa Econômica Federal negociam uma parceria no negócio de seguros, duas fontes com conhecimento direto do assunto disseram nesta sexta-feira, movimento que visa a fortalecer a sociedade de negócios existente.

BTG e Caixa estão considerando comprar a unidade do Banco Pan no qual são sócios, disseram as fontes, que pediram anonimato porque o negócio está em andamento. A primeira fonte observou que o BTG planeja fundir seguradora do Pan em sua própria divisão.

A Caixa também está estudando uma parceria mais ampla com BTG Pactual no ramo de seguros, as fontes acrescentaram, embora até agora os termos não tenham sido decididos. O banco Pan poderia usar os recursos da venda de sua seguradora, algo em torno de 600 milhões de reais, para dar sustentação ao seu negócio.

O BTG Pactual iniciou suas operações de seguros no ano passado, com foco em produtos como garantias de cumprimento de projetos de engenharia e petróleo e responsabilidade civil de obras de construção. Para a Caixa, pode ser a oportunidade de o banco diminuir a diferença que tem em relação aos principais bancos comerciais do país no ramo de seguros.

BTG e Caixa também estão concluindo os termos de uma injeção de capital de 1,5 bilhão reais no Banco Pan, como parte dos esforços para ajudá-lo a retornar à lucratividade, as fontes disseram. Tanto os negócios em seguros como a capitalização do Pan “andam de mãos dadas”, e podem ser anunciados de forma conjunta, disse a primeira fonte. O Banco Pan é 34 por cento detido pelo BTG Pactual enquanto Caixa tem uma fatia de 37 por cento.

Consultados, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal e Banco Pan disseram por meio de suas assessorias de imprensa que não comentariam o assunto. A possível venda da unidade de seguros PanAmericano ao BTG Pactual foi divulgada pelo jornal “O Estado de S.Paulo” nesta sexta-feira.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS