Brasil cada dia mais próximo de ser o polo de resseguros da América Latina

america latina brasilO Brasil se aproxima cada dia mais da realidade de se tornar um polo de resseguros para a América Latina. Quando o IRB Brasil Re, o maior ressegurador brasileiro, começou seu processo de internacionalização, poucos aplaudiram. Agora o que vemos é que seus concorrentes seguem a mesma estratégia, como as resseguradoras de grupos como Allianz, BTG Pactual, JMalucelli, Austral.

Na semana passada, quatro resseguradoras que atuam no Brasil- Terra Brasil Resseguros; IRB Brasil RE, Markel Resseguradora e Echo Re apresentaram proposta de filiação à Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), presente em 18 países com 1,3 mil afiliadas, na reunião do Conselho da Presidência da entidade, em Assunção, no Paraguai.

Em entrevista ao Valor Econômico nesta semana, Bruno Camargo, vice-presidente executivo da Fairfax, subsidiária brasileira da canadense Fairfax, informou que pretende fazer de sua seguradora no Brasil o centro para suas operações na América Latina. “Queremos explorar esse nicho de empresas que estão sendo chamadas de multilatinas”, disse ao jornal econômico.

A boa notícia é que o mercado segurador gera emprego aqui e exporta executivos para as unidades latinas. Só o IRB, de outubro de 2013 até final de abril de 2014, contratou 117 novos colaboradores. Considerando-se que 50 deixaram a empresa em janeiro último — alguns “roubados” pela concorrência, uma vez que faltam profissionais especializados na região –, temos um saldo grande ainda. O que vemos é que o clima no mercado de resseguros, liderado pelo IRB, é de otimismo, visto que a perspectiva é de expansão internacional, lastreada em investimentos e novas contratações.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS