Setor participa da 1ª Semana Nacional de Educação Financeira

Divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e promover ações que fomentem a cultura da educação financeira no País é a proposta da 1ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece entre 5 e 9 de maio, em diversas cidades. O evento é coordenado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), que reúne órgãos e entidades públicas e privadas, entre as quais a Susep e a CNseg.

A agenda oficial da Semana ENEF inclui a 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros e Ouvidoria, nos dias 6 e 7 de maio, organizada pela CNseg com apoio da Escola Nacional de Seguros e direcionada a consultores, acadêmicos e representantes da Susep, da ANS, de entidades de proteção e defesa do consumidor, e de empresas de seguros. Também haverá palestras para funcionários da CNseg, das Federações de Seguros, Escola e Seguradora Líder – DPVAT.

A Escola também irá organizar palestras focadas no assunto para seus alunos do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros e da Graduação em Administração + Seguros e Previdência.

A programação da Semana ENEF conta, ainda, com eventos do Banco Central do Brasil, Febraban, BM&FBovespa, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Secretaria Nacional do Consumidor (Ministério da Justiça), Escola de Administração Fazendária (Ministério da Fazenda), Previc (Ministério da Previdência Social), Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, Banco do Brasil e Banco Bradesco.

Renato Campos, diretor executivo da Escola e membro do Conef, explica que a proposta da ENEF é ampliar a compreensão dos brasileiros para que possam administrar seus recursos de forma consciente. “Há algum tempo, o setor de seguros vem desenvolvendo uma série de ações relacionadas à educação financeira. O objetivo da ENEF é centralizar estas ações e estruturá-las na forma de uma política pública”, esclarece.

O executivo cita como exemplos o portal Tudo Sobre Seguros, lançado pela Escola em 2010 com o objetivo de esclarecer os consumidores de seguros, previdência e capitalização; e o programa social Amigo do Seguro, que, desde 2002, capacita jovens do ensino médio de escolas públicas para estágios em empresas do setor e que, indiretamente, contribui para melhorar o entendimento desse mercado. A Escola participa do Conef como convidada, oferecendo apoio à CNseg.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS