BB e Mapfre consolidaram prêmios emitidos superiores a R$ 14 bilhões em 2013, crescimento de 24,2% em relação a 2012, quando apurou R$ 11,3 bilhões. O mercado de seguros, nas áreas em que o grupo atua, cresceu 18,2% até novembro de 2013 (dados SUSEP). O lucro líquido atingiu R$ 1,4 bilhão, 58,5% a mais que no ano anterior.
O grupo também registrou redução nos índices de sinistralidade, que ficou em 46,9% (51,1% em 2012); de comissionamento, que foi de 23,0% (25,1% em 2012); e nas despesas administrativas, que representaram 9,3% sobre os prêmios ganhos no ano (9,8% em 2012). Juntos, esses indicadores, aliados a tributos, resseguros e outras receitas e despesas, formam o índice combinado, um dos principais medidores de eficiência operacional, que ficou em 89,7% em 2013, redução 2,7 pontos percentuais com relação ao de 2012. O índice foi beneficiado, segundo o Relatório de Administração do GRUPO, por uma política eficiente de subscrição de riscos e por um constante aprimoramento no processo de gestão de sinistros.
“Nosso crescimento é orgânico, consistente e vem em um ritmo acelerado desde a constituição do grupo BB e Mapfre, em 2011. Esses números refletem o acerto da estratégia multicanal e multiprodutos, a melhoria constante dos processos, o trabalho de uma equipe capacitada e comprometida e o nosso constante foco em melhor atender aos nossos consumidores”, explica o presidente das áreas de Auto, Seguros Gerais e Affinities, Marcos Ferreira.
“Durante o ano de 2013, ampliamos e fortalecemos nossa relação com todos os nossos canais: mantivemos o foco na distribuição por meio da Rede BB, com incrementos expressivos de produção; aumentamos a nossa base de Corretores de Seguros em todo o território nacional, também com ótimo desempenho de vendas, e fechamos importantes acordos comerciais no segmento Affinities”, complementa Ferreira.
“Crescemos em todas as linhas de negócios. Vale ressaltar o desempenho expressivo da carteira de Vida, que cresceu 22,2% impulsionada pelo seguro prestamista, que evoluiu 27,6%; a carteira de Danos, que evoluiu 33%, as carteiras de Rural e Habitacional, que cresceram 63,4% e 92,6% respectivamente, e o segmento Auto, que evoluiu 17,8%, em linha com o crescimento do mercado. O lucro líquido do ano atingiu R$ 1,4 bilhão, crescendo 58,5% em relação ao exercício de 2012, o melhor desempenho desde a formação do Grupo BB e Mapfre”, comenta Carlos Alberto Landim, diretor geral de Controladoria e Planejamento do grupo.
Em 2013, a seguradora também conquistou maior participação de mercado, atingindo 17,0% até novembro de 2013, contra 16,2% em 2012. O GRUPO mantém a liderança na área de Vida, com 20,1% de participação (0,6% a mais que em 2012). A segunda posição no segmento de seguros de Automóveis também foi mantida em 2013, com um crescimento de 17,8% nos prêmios emitidos. O incremento foi conquistado graças à capilaridade na distribuição, tanto no canal bancário como na rede de corretores.
Além disso, para aprimorar a gestão dos negócios o grupo adotou novas ferramentas que trouxeram mais eficiência ao atendimento de sinistros. No segmento de Danos, o grupo aumentou sua participação de mercado de 15,2% em 2012 para 17,2% em 2013. Dentro do segmento, os seguros rurais tiveram crescimento de 63,4% em 2013, devido a um trabalho de disseminação dessa modalidade no agronegócio brasileiro.
Já os seguros Massificados, que tiveram um desempenho 28,5% superior ao de 2012, foram beneficiados por um maior volume de vendas de seguros para smartphones e seguros residenciais, aperfeiçoados no ano passado com o lançamento de assistências orientadas pelo conceito de sustentabilidade. Na área de Grandes Riscos, a posição do grupo foi mantida a partir de um incremento de 40% nos negócios internacionais. Além disso, nas diversas carteiras foram desenvolvidos produtos específicos para democratizar o acesso a seguros, atingindo 3,5 milhões de pessoas no ano.
Neste ano, como pontos relevantes da agenda, a companhia prevê expansão em todas as áreas de negócios e nos canais de distribuição. De forma geral, a empresa prevê lançar no mínimo 10 novos produtos em 2014, e os serviços a clientes serão aperfeiçoados com um novo processo e sistemas de atendimento das Centrais de Relacionamento (SIM 24h) que têm por objetivo melhorar a experiência do cliente, com atendimento muito mais ágil, simples e próximo. O projeto começa a ser implementado em abril. Para suportar o crescimento previsto, o grupo estrutura uma nova sede, na zona Sul de São Paulo, que abrigará, a partir do início de 2015, a quase totalidade das suas operações na capital.
“Nosso objetivo é crescer novamente a uma taxa de dois dígitos este ano, com melhor desempenho em todos os diversos canais de distribuição, aderente ao nosso modelo de negócios baseado em eficiência operacional. O mercado de seguros como um todo tem espaço para crescimento e, internamente, ainda temos sinergias a serem capturadas”, finaliza Marcos Ferreira.