A Zurich Seguros, multinacional de origem suíça, presente no Brasil há mais de 30 anos, revela os vencedores da 1ª edição do Prêmio Inovadores General Insurance Brasil, um concurso que reconheceu e premiou as melhores práticas sugeridas e aplicadas pelos colaboradores do ramo de Seguros Gerais e Área Compartilhada da Zurich Seguros no Brasil.
A primeira edição do Prêmio teve 19 projetos inscritos, vindos de colaboradores de várias regiões do Brasil onde a seguradora atua. Todos passaram por criteriosas avaliações dos gestores diretos e, em seguida, os projetos foram apresentados a uma banca especializada composta por Andrea Milan, superintendente de Recursos Humanos da joint venture Zurich-Santander, Andrea Moreira, sócia-diretora da Yabá consultoria em gestão sustentável, Consuelo Cassella, da Falconi Consultoria de Resultado, a jornalista Denise Bueno, e ainda Juliano Dutra, gerente de Sinistros Sênior da joint venture Zurich-Santander.
“O Prêmio Inovadores GI [General Insurance] foi criado para dar destaque para os heróis anônimos da Zurich Seguros. Esses colaboradores são a prova maior de que boas ideias devem ser divulgadas e de que é possível criar práticas que tragam melhorias para os processos internos, impactando positivamente em produtividade, na parte financeira, para os colaboradores e principalmente para os clientes, que estão sempre no centro de todas as ações da seguradora”, disse Marcelo Bandeira, head de Comunicação Corporativa da Zurich Seguros para o Brasil, líder e organizador do Prêmio.
“O sucesso da 1ª edição do Prêmio demonstra que os colaboradores da Zurich Seguros estão trabalhando muito para desenvolver soluções pensando no cliente e nos corretores, colaborando ativamente para o crescimento sustentável da empresa”, ressalta.
VENCEDORES – O grande vencedor da 1º edição do Prêmio Inovadores em General Insurance uniu otimização dos processos, ganhos na produtividade e sustentabilidade. Daniel Cunha, gerente de Sinistros da Zurich Seguros, responsável pelo projeto “Atendimento aos Sinistros Garantia Estendida – Estofados”, explica que a união dos setores de sinistros e de tecnologia foi essencial para o sucesso.
“Nosso objetivo era ampliar a qualidade do atendimento ao cliente e tornar mais simples os processos dentro da Zurich Seguros. Assim, foi criado um modelo em que os sinistros são resolvidos já no primeiro contato com o cliente. Além disso, temos uma rede de prestadores de serviços que auxiliam na resolução de muitos casos salváveis e quando há necessidade de descarte, optamos por fazê-lo de forma ecológica”.
Daniel conta ainda que o projeto foi criado e implementado independente da premiação, mas que o reconhecimento recebido dentro da companhia é um grande incentivo para manter-se criativo. “A Zurich Seguros está gerando motivação e colaboração com esse Prêmio, que favorece o bom clima organizacional”, finaliza Daniel que revelou ter ficado muito emocionado em ter sido o primeiro colocado da primeira edição do Prêmio.
O segundo colocado foi o “Evento Kaizen – Fechamento Mensal”, que se apoia na filosofia oriental para eliminar retrabalho e facilitar os processos dentro da seguradora. A palavra, de origem japonesa, significa dar, trazer e fazer melhorias contínuas na vida, seja no âmbito familiar, social ou profissional. Uma das responsáveis pela aplicação do Kaizen é Andrea Olivetti, consultora executiva de Personal Lines da Zurich Seguros, que explica os impactos positivos sentidos na rotina dos colaboradores. “Com o Kaizen, reduzimos tempo nos processos de trabalho, eliminamos erros e acrescentamos dinâmica ao nosso dia a dia. Foram 8 áreas envolvidas na análise de fluxos e, a partir do empenho colaborativo, conseguimos classificar esse projeto e levar a 2ª colocação. Para nós, como equipe, foi extremamente importante, pois fortalecemos a união entre diferentes setores”.
Já o projeto “PREZ – Processo de Engenharia de Riscos”, criado por Christian Zammit, gerente técnico de Riscos de Engenharia da Zurich Seguros, conquistou o 3º lugar. “Fiquei bastante orgulhoso com o resultado, especialmente por ver que o projeto está crescendo e sendo aplicado também em áreas internacionais do Grupo Zurich. O Prêmio Inovadores é um excelente modo de a companhia mostrar aos colaboradores que a dedicação ao trabalho sempre será reconhecida”. Em seu projeto, Christian criou um processo de padronização na análise de riscos de engenharia, unificando a documentação, o que gerou agilidade e diminuição das margens de erro.
O escolhido por votação popular foi o projeto “CriZtal”, criado para estreitar o relacionamento da Zurich Seguros com seus clientes, tornando a comunicação entre as partes mais transparente e proativa. Polyanna Clemente, coordenadora de Marketing da Zurich Seguros, conta que ter o projeto escolhido pelos colegas de trabalho tem um sabor especial. “Com certeza, receber o Prêmio Inovadores pelo voto popular foi ainda mais importante, pois vemos aí que não é apenas a companhia que valoriza nosso trabalho, mas também todos os envolvidos em diversas áreas, o que cria engajamento coletivo e nos incentiva a sempre buscar soluções criativas para melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e nossos resultados perante os clientes da seguradora”. A partir do projeto CriZtal, a Zurich Seguros criou um novo kit de Boas Vindas para as áreas de seguro de automóveis e residencial, além de uma página personalizada para os segurados no site oficial o que trouxe agilidade no atendimento e melhoria na percepção de imagem da marca no mercado, por meio dessa plataforma inovadora.