Zurich reconhece as melhores ideias e festeja a 1ª edição do Prêmio Inovadores

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A Zurich Seguros, multinacional de origem suíça, presente no Brasil há mais de 30 anos, revela os vencedores da 1ª edição do Prêmio Inovadores General Insurance Brasil, um concurso que reconheceu e premiou as melhores práticas sugeridas e aplicadas pelos colaboradores do ramo de Seguros Gerais e Área Compartilhada da Zurich Seguros no Brasil.

A primeira edição do Prêmio teve 19 projetos inscritos, vindos de colaboradores de várias regiões do Brasil onde a seguradora atua. Todos passaram por criteriosas avaliações dos gestores diretos e, em seguida, os projetos foram apresentados a uma banca especializada composta por Andrea Milan, superintendente de Recursos Humanos da joint venture Zurich-Santander, Andrea Moreira, sócia-diretora da Yabá consultoria em gestão sustentável, Consuelo Cassella, da Falconi Consultoria de Resultado, a jornalista Denise Bueno, e ainda Juliano Dutra, gerente de Sinistros Sênior da joint venture Zurich-Santander.

“O Prêmio Inovadores GI [General Insurance] foi criado para dar destaque para os heróis anônimos da Zurich Seguros. Esses colaboradores são a prova maior de que boas ideias devem ser divulgadas e de que é possível criar práticas que tragam melhorias para os processos internos, impactando positivamente em produtividade, na parte financeira, para os colaboradores e principalmente para os clientes, que estão sempre no centro de todas as ações da seguradora”, disse Marcelo Bandeira, head de Comunicação Corporativa da Zurich Seguros para o Brasil, líder e organizador do Prêmio.

“O sucesso da 1ª edição do Prêmio demonstra que os colaboradores da Zurich Seguros estão trabalhando muito para desenvolver soluções pensando no cliente e nos corretores, colaborando ativamente para o crescimento sustentável da empresa”, ressalta.

VENCEDORES – O grande vencedor da 1º edição do Prêmio Inovadores em General Insurance uniu otimização dos processos, ganhos na produtividade e sustentabilidade. Daniel Cunha, gerente de Sinistros da Zurich Seguros, responsável pelo projeto “Atendimento aos Sinistros Garantia Estendida – Estofados”, explica que a união dos setores de sinistros e de tecnologia foi essencial para o sucesso.

sofa quebrado“Nosso objetivo era ampliar a qualidade do atendimento ao cliente e tornar mais simples os processos dentro da Zurich Seguros. Assim, foi criado um modelo em que os sinistros são resolvidos já no primeiro contato com o cliente. Além disso, temos uma rede de prestadores de serviços que auxiliam na resolução de muitos casos salváveis e quando há necessidade de descarte, optamos por fazê-lo de forma ecológica”.

Daniel conta ainda que o projeto foi criado e implementado independente da premiação, mas que o reconhecimento recebido dentro da companhia é um grande incentivo para manter-se criativo. “A Zurich Seguros está gerando motivação e colaboração com esse Prêmio, que favorece o bom clima organizacional”, finaliza Daniel que revelou ter ficado muito emocionado em ter sido o primeiro colocado da primeira edição do Prêmio.

O segundo colocado foi o “Evento Kaizen – Fechamento Mensal”, que se apoia na filosofia oriental para eliminar retrabalho e facilitar os processos dentro da seguradora. A palavra, de origem japonesa, significa dar, trazer e fazer melhorias contínuas na vida, seja no âmbito familiar, social ou profissional. Uma das responsáveis pela aplicação do Kaizen é Andrea Olivetti, consultora executiva de Personal Lines da Zurich Seguros, que explica os impactos positivos sentidos na rotina dos colaboradores. “Com o Kaizen, reduzimos tempo nos processos de trabalho, eliminamos erros e acrescentamos dinâmica ao nosso dia a dia. Foram 8 áreas envolvidas na análise de fluxos e, a partir do empenho colaborativo, conseguimos classificar esse projeto e levar a 2ª colocação. Para nós, como equipe, foi extremamente importante, pois fortalecemos a união entre diferentes setores”.

Já o projeto “PREZ – Processo de Engenharia de Riscos”, criado por Christian Zammit, gerente técnico de Riscos de Engenharia da Zurich Seguros, conquistou o 3º lugar. “Fiquei bastante orgulhoso com o resultado, especialmente por ver que o projeto está crescendo e sendo aplicado também em áreas internacionais do Grupo Zurich. O Prêmio Inovadores é um excelente modo de a companhia mostrar aos colaboradores que a dedicação ao trabalho sempre será reconhecida”. Em seu projeto, Christian criou um processo de padronização na análise de riscos de engenharia, unificando a documentação, o que gerou agilidade e diminuição das margens de erro.

O escolhido por votação popular foi o projeto “CriZtal”, criado para estreitar o relacionamento da Zurich Seguros com seus clientes, tornando a comunicação entre as partes mais transparente e proativa. Polyanna Clemente, coordenadora de Marketing da Zurich Seguros, conta que ter o projeto escolhido pelos colegas de trabalho tem um sabor especial. “Com certeza, receber o Prêmio Inovadores pelo voto popular foi ainda mais importante, pois vemos aí que não é apenas a companhia que valoriza nosso trabalho, mas também todos os envolvidos em diversas áreas, o que cria engajamento coletivo e nos incentiva a sempre buscar soluções criativas para melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e nossos resultados perante os clientes da seguradora”. A partir do projeto CriZtal, a Zurich Seguros criou um novo kit de Boas Vindas para as áreas de seguro de automóveis e residencial, além de uma página personalizada para os segurados no site oficial o que trouxe agilidade no atendimento e melhoria na percepção de imagem da marca no mercado, por meio dessa plataforma inovadora.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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