Seguros gera ganho equivalente a 31% do lucro do Santander Brasil

santanderO banco Santander Brasil anunciou nesta quinta-feira lucro líquido consolidado de R$ 5,848 bilhões em 2013, alta de 6,5% em relação ao ano anterior. Desse valor, R$ 1,8 bilhão veio da venda de seguros, referente a comissões e produtos da Santander Zurich distribuídos no balcão do banco, conforme parceria das duas instituições no segmento de seguros. Ou seja, seguro gerou ganho equivalente a 31% do lucro do banco espanhol no Brasil.

O ganho com seguro representa alta de 24,5% em 12 meses. Segundo informações do banco ao blog Sonho Seguro, esse valor inclui o efeito extraordinário de mudanças na regulamentação da Susep em marco de 2013, que determina o reconhecimento do resultado das apólices no próprio ano. Sem o efeito extraordinário, o crescimento no ganho com a operação de seguros teria sido de 15,7% em 12 meses.

Os ativos totais do Santander Brasil encerraram dezembro em R$ 485,8 bilhões, alta de 8,2% em relação ao visto um ano anterior. A carteira de crédito do banco somou R$ 227,48 bilhões, alta anual de 7,3%.

No mundo, o banco espanhol, maior banco da zona do euro, divulgou lucro de 4,37 bilhões de euros (US$ 5,96 bilhões) em 2013, quase o dobro do que ganhou um ano antes. O banco disse que a receita líquida de juros caiu 13,3% ante 2012, para 25,94 bilhões de euros.

Parceira – Em fevereiro de 2011, o Grupo Santander anunciou acordo para a formação de parceria com a seguradora Zurich Financial Services Group, com meta de potencializar o negócio de seguros no Brasil, no Chile, no México, na Argentina e no Uruguai. A integração da produção de seguros se deu por meio da holding Santander Zurich, com sede na Espanha, sendo 51% do capital bem como gestão das empresas ficou por conta da Zurich.

O Santander manteve 49% do capital dessa holding e assinou um acordo de distribuição para a venda de produtos de seguro em cada país durante 25 anos. Na época, a operação foi avaliada em US$ 3,275 bilhões. A parceria contempla todas as modalidades de seguros, exceto automóveis, que segue de forma independente, com parceiros como Porto Seguro, Marítima e SulAmérica, além, claro, da oferta também do produto da Zurich. A operação de títulos de capitalização também ficou fora da parceria.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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