O consultor Francisco Galiza traz aos seus leitores um seguro inusitado. Ele compartilha um texto do jornal americano “Star Tribune”, que faz uma reportagem sobre “Planning a wedding? Insurance firms sell policies covering weather, illness, change of heart”.
http://www.startribune.com/lifestyle/relationship/241161101.html
O texto fala dos riscos mais comuns existentes em um casamento, como mudanças climáticas, doença na família, falhas na organização, deslocamento militar de um dos noivos etc. Porém, a cobertura mais curiosa é a que permite reembolso no caso de desistência de um dos noivos, por motivos de foro íntimo (ou por “change of heart”, como cita o artigo). Nesse caso, por risco de fraude, a seguradora toma certas precauções, como exigir que o casamento tenha sido programado com muita antecedência, etc. De qualquer maneira, o critério de taxação não deixa de ser interessante.
Nos EUA, existem atualmente 2 milhões de casamentos por ano, a um custo médio por cerimônia de US$ 26 mil. Estima-se que esse seguro ainda tenha um pequena presença (aparece em menos de 1% das festas).